GESTÃO DE RISCOS

Seminário abordou trabalho implementado pelo Sistema de Gestão de Riscos na FURG

Atividade realizada no auditório do Sead reuniu representantes da reitoria e de unidades administrativas e acadêmicas

Foto: Fernando Halal/Secom

O Sistema de Gestão de Riscos Organizacionais deu mais um passo, no dia 6 de julho, rumo à ampliação de sua implantação na FURG. Representantes do Comitê Operativo/Nuex realizaram, no auditório da Sead, uma apresentação dos resultados do trabalho que a equipe vem realizando na universidade desde 2021.

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Houve a presença de representantes da reitoria, das unidades administrativas e acadêmicas, assim como gestores dos campi de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. 

O reitor Danilo Giroldo lembrou do início do estabelecimento da política de GR na universidade, em 2019, na gestão da então reitora Cleuza Maria Sobral Dias. "Nessa época, percebemos que o assunto possuía elevado conteúdo técnico e tínhamos baixa maturidade institucional para a implantação. Logo passamos a discutir governança e fazer com que a universidade pudesse implantar esse processo", recordou. "É importante que tenhamos os nossos processos mapeados e dimensionados, e a partir da análise desse monitoramento, mitigar os riscos que surgem a cada etapa dos processos que gerenciamos".

A Gestão de Riscos tem o objetivo de orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade, subsidiando a tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

O coordenador do Nuex, Rafael Paes, também professor da Escola de Engenharia da FURG, detalhou as etapas do trabalho, que incluem a fase de monitoramento de resultados, exposta com detalhes na reunião. "Quando temos um impacto de um evento num objetivo estratégico da universidade, seja ele qual for, temos um risco. Nosso desafio é entender o tamanho desse risco", ponderou.

Entre os desafios encontrados pela equipe durante os recentes trabalhos, foram citados a incerteza e a volatilidade dos cenários econômicos, políticos e ambientais; a complexidade e interconexão dos riscos; a mudança de cultura e de comportamento das partes interessadas; e a estruturação da governança, que deve incluir GR e a accountability como componentes.

Ainda durante o seminário, foram apresentados os resultados de implantação da GR na Diretoria de Administração de Materiais (DAM) e nas Unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos, ligadas à Coordenação de Compras da universidade, vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad); e na Diretoria de Obras (DOB) da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). Atualmente, o trabalho está sendo conduzido junto à equipe da Coordenação de Fiscalização de Contratos Terceirizados, na Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

 

 

 

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Atividade realizada no auditório do Sead reuniu representantes da reitoria e de unidades administrativas e acadêmicas

Fernando Halal/Secom