Identificar, avaliar, monitorar e comunicar os riscos inerentes às atividades da universidade. Com esta missão, a Política de Gestão de Riscos (PGR) na FURG tornou-se, nos últimos meses, um pilar nas tomadas de decisão em todos os níveis da instituição. Os trabalhos do Comitê Operativo/Nuex seguem neste primeiro trimestre do ano, e o foco atualmente está na equipe da Coordenação de Fiscalização de Contratos Terceirizados, na Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).
Os encontros têm sido semanais e geram muita informação e discussão sobre os processos da unidade. Conforme explica o coordenador Marcos Moreira, a unidade planeja e executa a fiscalização administrativa de todos os contratos continuados com dedicação exclusiva de mão de obra da universidade. "Estes contratos são de suma importância para que tenhamos as condições mínimas de manutenção do funcionamento da FURG. Por este e por outros motivos, tais como a significância orçamentária dos mesmos, a análise de Gestão de Riscos é de vital importância para mitigarmos eventuais problemas", comenta. "Desse modo, o trabalho da equipe de Gestão de Riscos é muito providencial e nos auxilia tecnicamente para o mapeamento dos nossos processos, análise de riscos, atendimento às orientações dos órgãos de controle etc", completa o coordenador.
Desde a aprovação pelo Conselho Universitário (Consun) em dezembro de 2019, a PGR atua para atender os objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Através de sua metodologia, o processo tem se estabelecido de forma gradual, priorizando o levantamento e a gestão de riscos inerentes aos processos mais críticos e respeitando a maturidade institucional sobre o tema, assim como planejado desde o início da implantação.
Na página oficial é possível conferir um breve histórico da implantação da GR na FURG, sua estrutura e principais documentos.
Os primeiros resultados na FURG podem ser conferidos na Diretoria de Administração de Materiais (DAM), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), na Diretoria de Obras (DOB) da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e nas Unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos, ligadas à Coordenação de Compras da universidade.
Uma transmissão ao vivo realizada em julho de 2022 já tratou do tema. Em maio, outra live irá atualizar a comunidade acadêmica sobre as ações desenvolvidas, sensibilizando-a e dando o devido conhecimento sobre a importância da gestão baseada em riscos.
Outra ação importante que teve início no mês de março é o curso Fundamentos da Gestão de Riscos, disponível na plataforma AVA. Ele foi preparado pelo Comitê Operativo de GR, com desenvolvimento do integrante do Comitê, Rodrigo Cardoso.