INTEGRIDADE

Implantação da Gestão de Riscos Organizacionais começa a mostrar resultados

DAM/Proplad foi o primeiro setor a ser capacitado e a aplicar a metodologia em seus processos

Photograph: Fernando Halal/Secom

A implantação do sistema de Gestão de Riscos Organizacionais começa a mostrar seus primeiros resultados na FURG. A Diretoria de Administração de Materiais (DAM), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), apresentou ao reitor Danilo Giroldo, na última sexta-feira, 24, o seu primeiro diagnóstico.

O Comitê Operativo GR/Nuex é o responsável pela implantação da Gestão de Riscos na universidade. Segundo Rafael Paes, coordenador do projeto e professor do curso de Engenharia de Produção, a opção por iniciar os trabalhos junto à DAM se deu devido à "participação ativa dessa unidade no processo de contratação de obras e serviços, escolhido devido à representatividade orçamentária e a sua respectiva importância no funcionamento da universidade".

Na avaliação do reitor Danilo Giroldo, este processo piloto foi muito bem conduzido pelo comitê. "A equipe trabalhou na identificação e no tratamento dos riscos e na definição do projeto, que vai buscar atender a mitigação dos riscos mais elevados - neste caso específico, a implementação do planejamento de compras, que será muito importante para a universidade", diz o reitor.

A Gestão de Riscos na FURG tem o objetivo de orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade, subsidiando a tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

A aplicação da metodologia se baseia em impacto, probabilidade e relevância, onde a participação dos servidores é fundamental, uma vez que são eles que detêm o conhecimento aprofundado das atividades da universidade e, com isso, conseguem analisar todos os riscos das atividades.

Melhoria contínua
De acordo com o coordenador, a metodologia é robusta e o projeto prevê revisões que deverão aperfeiçoá-la com o tempo. "Temos claro que o processo de gestão de riscos é um método de melhoria contínua e, com certeza, contribuirá com a melhoria do desempenho institucional e das condições de trabalho. Trata-se de pessoas, processos e resultados", afirma Paes. "Esperamos implementar várias iniciativas práticas direcionadas à melhoria do desempenho da universidade", antecipa ele.

Histórico
O processo de gestão de riscos teve início na FURG em agosto de 2019, através da instituição da comissão para a elaboração da Política de Gestão de Riscos, Plano de Integridade e regulamentação da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar.

Conforme a Política de Gestão de Riscos da FURG, são responsáveis pelo Sistema de Gestão de Riscos: o Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno; o Comitê Operativo; os Grupos de Trabalho; e os Gestores de Risco. Nesse cenário, cabe ao Comitê Operativo coordenar e supervisionar a gestão de riscos, avaliando e propondo mudanças no Sistema de Gestão de Riscos (SGR).

Considerando a maturidade do processo de Gestão de Riscos na universidade, o Comitê Operativo identifica a necessidade de uma equipe técnica que possa, por meio de um processo sistemático, objetivo e estruturado, dar suporte às unidades organizacionais da universidade na operacionalização do processo de gestão de riscos e de controles internos. 

 

 

Gallery

DAM/Proplad foi o primeiro setor a ser capacitado e a aplicar a metodologia em seus processos

Fernando Halal/Secom