A segunda-feira na FURG teve início com a abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2025. O objetivo central é a exaltação ao livro, à leitura e ao papel das bibliotecas como espaços de aprendizado, convivência e transformação social.
Faurg celebra 27 anos de contribuição à ciência, inovação e desenvolvimento social
Crai Rio Grande receberá Voto de Louvor da Câmara de Vereadores na quinta-feira, 23
Começa a segunda edição de 2025 da ADD
A ação é promovida pelo Sistema de Bibliotecas da FURG, em parceria com o curso de Biblioteconomia. Nesta edição, o evento celebra também os 50 anos do curso da Universidade, e propõe uma reflexão sobre as metamorfoses da informação, desde a tradição oral até a era da inteligência artificial.
A mesa de abertura aconteceu pela manhã no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG). Participaram a reitora Suzane Gonçalves, a pró-reitora de Graduação, Simone Freire, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Cristiano Engelke, a diretora do SiB, Rúbia Gatelli, o coordenador do curso de Biblioteconomia, Rodrigo Carvalho, e o organizador das atividades dos 50 anos, Cláudio Renato Silva.
Em seguida, teve início a primeira palestra da programação. A professora Marcia Carvalho Rodrigues, do curso de Biblioteconomia, conduziu o tema "Tradição, Memória e Inovação na Biblioteconomia".
"Essa integração do curso de Biblioteconomia com os nossos sistemas de Bibliotecas é muito importante, pois a biblioteca é também um espaço da produção do conhecimento, que deve estar articulado com os nossos professores - e estes vêm pesquisando, trabalhando e buscando a discussão, não só do espaço da biblioteca, mas da ciência da informação, do conhecimento. É inegável que, com o advento da tecnologia, a informação acabe se expandindo para outros recursos como o celular e as bases de dados. Mas o livro sempre vai estar aí, e as bibliotecas vão sempre cumprir um papel importante, que não se restringe apenas ao livro", destacou a reitora.
A programação segue até sexta-feira, 24, com outras palestras, roda de conversa e oficinas, presenciais e online. A atividade de encerramento, na sexta, será uma edição especial da Arvoreteca, com participação do Banco do Livro, em frente à Biblioteca Central do campus Carreiros, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Toda a comunidade pode participar.