A Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg) comemorou, nesta segunda-feira (20), seus 27 anos de atuação. A celebração, realizada durante a tarde, reuniu gestores e grande parte dos mais de 60 colaboradores que integram a fundação — uma trajetória marcada pelo compromisso com a ciência, a inovação e o desenvolvimento social.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2025 teve início na segunda, 20
Crai Rio Grande receberá Voto de Louvor da Câmara de Vereadores na quinta-feira, 23
Começa a segunda edição de 2025 da ADD
“Este time sempre tem uma solução e evoluiu muito ao longo dos anos no aperfeiçoamento dos processos internos, sendo hoje uma referência”, afirmou Primel.
Criada em 28 de outubro de 1998, a Faurg é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua como elo entre a academia, o setor produtivo e a sociedade. Sua missão é viabilizar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação, fortalecendo a cooperação técnica e financeira entre diferentes instituições.
Hoje, a Fundação apoia de forma direta a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Ebserh. Com essa atuação ampliada, a Faurg se consolidou como referência em gestão eficiente, segurança jurídica e transparência na execução de projetos acadêmicos e tecnológicos.
Em 27 anos de trajetória, mais de 1.200 projetos já foram executados pela Fundação, fortalecendo a pesquisa, a extensão e a formação de profissionais. Somente em 2024, foram 237 projetos apoiados e mais de 700 bolsas ofertadas. Atualmente, a Faurg administra contratos e convênios que ultrapassam 100 milhões de reais, evidenciando sua robustez e credibilidade institucional.
Segundo a diretora executiva Danúbia Espíndola, o diferencial da Faurg está na dedicação do seu corpo técnico. “Temos uma equipe comprometida, que busca constantemente melhorar e qualificar os processos, com excelência técnica e foco em resultados”, afirmou.
A reitora da FURG, Suzane Gonçalves, ressaltou o papel da Fundação como parceira estratégica da Universidade.
“A Faurg é um espaço que sempre busca soluções para garantir a manutenção e o aprimoramento do funcionamento da FURG, com segurança jurídica e transparência na execução dos projetos de pesquisadores e extensionistas”, destacou Suzane.
Em 2025 a Faurg promoveu o 1º Seminário de Gestão de Projetos (Geproj), onde grandes líderes e gestores tiveram a oportunidade de discutir e conhecer as boas práticas na gestão de projetos, desde a captação e execução à prestação de contas.
Também este ano a Faurg recebeu a distinção de Mérito Institucional durante a Assembleia Universitária 2025. A homenagem é concedida pela Universidade a entidades, organismos ou instituições que apoiam a FURG no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e em prol da sociedade.
Com uma trajetória sólida e resultados expressivos, a Faurg reafirma, em seus 27 anos, o compromisso de seguir conectando o conhecimento científico às demandas reais da sociedade, impulsionando a inovação e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul e do país.