AVALIAÇÃO

Começa a segunda edição de 2025 da ADD

Estudantes têm até o dia 14 de dezembro para participar

 Teve início nesta segunda-feira, 20, a segunda edição da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) de 2025, referente ao segundo semestre letivo do ano. A iniciativa é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e consiste em um mecanismo institucional para a melhoria do ensino na Universidade. Os estudantes têm até o dia 14 de dezembro de 2025 para participar, exclusivamente por meio do Sistemas FURG, na aba “Avaliação do Docente”.

A avaliação é uma oportunidade dos acadêmicos avaliarem todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD - além das disciplinas anuais com o objetivo de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação docente – estudante.
Sobre a ADD

A Avaliação Docente pelo Discente é uma das ferramentas mais tradicionais da FURG; realizada de forma sistemática desde o ano 2000, a ação tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino na Universidade por meio da análise crítica por parte dos discentes acerca de aspectos positivos e questões a melhorar no desempenho docente. Instrumentalizando, desta forma, as coordenações de cursos, as direções das unidades acadêmicas e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp).

Como funciona a ADD?

Por meio da análise das informações obtidas, a avaliação se constitui como um mecanismo de escuta da comunidade acadêmica, que participa de forma anônima. A ADD consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual as informações são computadas e enviadas para compor o relatório gerencial de cada curso; posteriormente. Além das questões objetivas, o questionário também abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional.