Com o início da última etapa do processo de retomada gradual às atividades presenciais na FURG, a equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) passou a efetivamente ocupar em plena capacidade o seu novo prédio dedicado. Pela primeira vez na história da instituição, todos os braços e produtos da Secom estão reunidos no mesmo espaço; tão novidade quanto, o momento também marca a chegada de novos jornalistas à equipe, designados para atuação integral e in loco nos campi de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
No período da tarde, o professor decano da Faculdade de Direito, Péricles Gonçalves, pincelou um breve resumo sobre a história da FURG.
“A comunidade agiu em conjunto, com muita força, para que a FURG acontecesse. Nos anos 60, as universidades públicas e federais estavam concentradas nas capitais estaduais do país. O Rio Grande do Sul já contava com duas instituições, uma em Porto Alegre e a outra em Santa Maria; e estava prestes a ser inaugurada a Universidade Federal de Pelotas. Então por que queriam abrir uma quarta a 40 quilômetros de Pelotas? Com isso, um forte movimento contrário começou a acontecer, e sendo assim, nós tivemos que resistir e lutar muito. A história da FURG começa como uma história de luta e resistência”, recordou o professor.
Na terça-feira, 5, o trio passou por um processo de integração com os demais jornalistas. Durante o encontro foram debatidas questões referentes aos processos de trabalho, oportunidade na qual o Núcleo de Redação e Assessoria de Comunicação Social apresentou seus produtos e potencialidades, além de discutir a respeito do vindouro manual de redação jornalística e a política de comunicação institucional.
Na tarde, os novos integrantes da equipe foram conduzidos em um passeio guiado pelo Campus Carreiros, oportunidade na qual o fotojornalista da Secom, Fernando Halal, ministrou um workshop prático de fotografia jornalística. Ao final da dinâmica, nesta quarta-feira, 6, foi entregue aos profissionais um equipamento de trabalho para o atendimento das demandas específicas de cada cidade.
Sobre a Fase 3
Em outubro de 2021, o Plano de Contingência Institucional recebeu uma revisão na finalidade de contemplar um planejamento gradual para o retorno integral às atividades presenciais de maneira progressiva. A medida teve o intuito de estipular protocolos e estudar, caso a caso, o cenário criado a partir do início da movimentação de retorno presencial. Dessa forma, foram estipuladas três etapas para atingir o cenário ideal de ocupação total dos espaços físicos de todos os campi da instituição.
Nesta segunda, 4 de abril, a FURG iniciou a última etapa deste planejamento, culminando com o retorno, pleno e efetivo, das atividades administrativas, conforme as rotinas de trabalho e ocupação dos espaços pré-pandemia. No dia 25 do mesmo mês, tem-se o início do calendário universitário 2022/2023, com a retomada total das aulas para os cursos de graduação da instituição.
Para mais notícias e detalhes acerca do retorno e das atividades presenciais desenvolvidas pela universidade, acompanhe o portal www.furg.br.