RETORNO PRESENCIAL

Secom recepciona novos jornalistas e inaugura em efetivo as atividades presenciais no prédio

Iniciativa contemplou momento de integração da equipe; visita da gestão e uma conversa sobre a história da FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Com o início da última etapa do processo de retomada gradual às atividades presenciais na FURG, a equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) passou a efetivamente ocupar em plena capacidade o seu novo prédio dedicado. Pela primeira vez na história da instituição, todos os braços e produtos da Secom estão reunidos no mesmo espaço; tão novidade quanto, o momento também marca a chegada de novos jornalistas à equipe, designados para atuação integral e in loco nos campi de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

Notícias Relacionadas
Para comemorar estas conquistas, a Secom preparou uma série de atividades desde a manhã da última segunda-feira, 4. Na ocasião, o reitor Danilo Giroldo e o vice-reitor, Renato Duro, realizaram, em um ato simbólico, a efetiva entrega do prédio à Secretaria de Comunicação. Em seguida, os gestores recepcionaram os novos profissionais da equipe, compartilhando um pouco de suas expectativas e perspectivas para o trabalho a ser construído neste ano.

No período da tarde, o professor decano da Faculdade de Direito, Péricles Gonçalves, pincelou um breve resumo sobre a história da FURG.

“A comunidade agiu em conjunto, com muita força, para que a FURG acontecesse. Nos anos 60, as universidades públicas e federais estavam concentradas nas capitais estaduais do país. O Rio Grande do Sul já contava com duas instituições, uma em Porto Alegre e a outra em Santa Maria; e estava prestes a ser inaugurada a Universidade Federal de Pelotas. Então por que queriam abrir uma quarta a 40 quilômetros de Pelotas? Com isso, um forte movimento contrário começou a acontecer, e sendo assim, nós tivemos que resistir e lutar muito. A história da FURG começa como uma história de luta e resistência”, recordou o professor.

Na terça-feira, 5, o trio passou por um processo de integração com os demais jornalistas. Durante o encontro foram debatidas questões referentes aos processos de trabalho, oportunidade na qual o Núcleo de Redação e Assessoria de Comunicação Social apresentou seus produtos e potencialidades, além de discutir a respeito do vindouro manual de redação jornalística e a política de comunicação institucional.

Na tarde, os novos integrantes da equipe foram conduzidos em um passeio guiado pelo Campus Carreiros, oportunidade na qual o fotojornalista da Secom, Fernando Halal, ministrou um workshop prático de fotografia jornalística. Ao final da dinâmica, nesta quarta-feira, 6, foi entregue aos profissionais um equipamento de trabalho para o atendimento das demandas específicas de cada cidade.

Sobre a Fase 3

Em outubro de 2021, o Plano de Contingência Institucional recebeu uma revisão na finalidade de contemplar um planejamento gradual para o retorno integral às atividades presenciais de maneira progressiva. A medida teve o intuito de estipular protocolos e estudar, caso a caso, o cenário criado a partir do início da movimentação de retorno presencial. Dessa forma, foram estipuladas três etapas para atingir o cenário ideal de ocupação total dos espaços físicos de todos os campi da instituição.

Nesta segunda, 4 de abril, a FURG iniciou a última etapa deste planejamento, culminando com o retorno, pleno e efetivo, das atividades administrativas, conforme as rotinas de trabalho e ocupação dos espaços pré-pandemia. No dia 25 do mesmo mês, tem-se o início do calendário universitário 2022/2023, com a retomada total das aulas para os cursos de graduação da instituição.

Para mais notícias e detalhes acerca do retorno e das atividades presenciais desenvolvidas pela universidade, acompanhe o portal www.furg.br.

 

Galeria

Iniciativa contemplou momento de integração da equipe; visita da gestão e uma conversa sobre a história da FURG

Hiago Reisdoerfer/Secom