A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga os editais dos processos seletivos específicos para estudantes quilombolas, indígenas e transgêneros para ingresso em 2026/1. As informações estão disponíveis desde a terça-feira, 25, no site da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse/FURG).
Inicia amanhã o 5º Fórum Internacional de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu
CCMar sedia primeira reunião da Comissão Especial de Saúde Mental do RS
FURG lança nova política de Tecnociência Solidária durante evento nesta terça-feira, 25
As inscrições iniciam no dia 15 de dezembro de 2025 e seguem até 11 de janeiro de 2026 pelo site da Coperse. Os editais trazem informações sobre cada processo, como vagas ofertadas, quem pode se inscrever, documentação necessária e a forma de seleção. O resultado final será divulgado em 23 de fevereiro de 2026, com período de matrícula de 23 a 25 de fevereiro e início do semestre letivo em 2 de março.
Mais informações, editais, cronogramas e inscrições no site da Coperse.
Estudantes Quilombolas
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Quilombolas destina-se exclusivamente a remanescentes de comunidades quilombolas, cuja caracterização é atestada mediante autodeclaração e confirmação das lideranças da comunidade inscrita no cadastro geral junto à Fundação Palmares, que concluíram o ensino médio em escola pública (ou com bolsa integral) e não possuem ensino superior completo.
São oferecidas 10 vagas, uma para cada curso participante: Administração, direito, Educação Física, Enfermagem, farmácia, Engenharia de Computação, Gestão Ambiental, Medicina, pedagogia e Psicologia. A seleção será composta de três etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 40% na nota final); Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 30% na nota final) e Entrevista (peso de 30% na nota final). Os locais de prova serão Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.
Estudantes Indígenas
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas é voltado a pessoas indígenas aldeadas, reconhecidas pelas suas lideranças e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que tenham concluído o ensino médio até a matrícula; tenham estudado em escola pública (ou com bolsa integral em particular); e não tenham curso superior completo.
São oferecidas 10 vagas, uma para cada curso participante: Ciências Sociais, Direito (diurno e noturno), Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Letras – Português, Medicina, Pedagogia e Psicologia. A seleção será composta de três etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 40% na nota final); Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 30% na nota final) e Entrevista online (peso de 30% na nota final). Os locais de prova serão Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.
Estudantes Transgênero
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Transgênero é voltado a pessoas transgênero, incluindo travestis, homens e mulheres trans e pessoas não binárias, que concluíram o ensino médio, estudaram em escola pública (ou com bolsa integral em particular) e não possuem ensino superior completo.
São oferecidas 10 vagas, a serem preenchidas em 10 cursos de graduação presencial da FURG, distribuídos entre os campi de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. As 10 vagas serão ocupadas considerando o limite de uma vaga por curso, até o limite de 10 cursos. A seleção será composta de duas etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 60% na nota final) e Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 40% na nota final). A prova será realizada em Rio Grande.