Nesta segunda-feira, 24, mais de 7 mil estudantes da FURG retornam para o início das aulas, e, mesmo com os desafios financeiros que a Universidade enfrenta nos últimos anos, o primeiro semestre letivo de 2025 começa com a melhoria de algumas infraestruturas no campus Carreiros, como o início do processo de revitalização do Centro de Convivência (CC) e a instalação de 60 novas cortinas nos pavilhões acadêmicos, antes deterioradas.
Segundo dia foi de nostalgia, atrações musicais e homenagens a Luis Fernando Verissimo
Dia de homenagens na 50ª Feira do Livro da FURG
Com auditório lotado, FURG dá início à 50ª edição da Feira do Livro
“Nós vamos realocar os trabalhadores terceirizados deste pavilhão para outras ações que necessitam dessa mão de obra, e, que, com a organização anterior, não conseguíamos atender. Além disso, vamos também usar os equipamentos lá alocados como projetores, cadeiras e mesas, por exemplo, para melhorar a infraestrutura dos pavilhões mais antigos”, detalhou Suzane.
A Universidade está mapeando constantemente melhorias exequíveis dentro da realidade enfrentada. No início do ano, foi realizada a substituição de cadeiras em algumas salas do Pavilhão 4, por exemplo. Este é um processo que ainda vai perdurar por mais algumas semanas, garantindo não apenas a segurança da comunidade acadêmica, mas condições melhores de permanência e desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Revitalização do CC
Além de uma promessa de campanha, a revitalização do Centro de Convivência do campus Carreiros é uma demanda antiga da comunidade acadêmica da FURG. De acordo com a reitora, durante a pesquisa de opinião para a reitoria, a chapa se comprometeu com essa reinvidicação, elencando prioridade na execução da obra.
“Isso foi possível por meio de uma importante parceria entre a Fundação de Apoio e o Sicred, que nos permitiu iniciar a reforma dos banheiros do CC, além de proporcionar também a pintura do espaço. Nós estamos trabalhando para que nos próximos meses a livraria também esteja funcionando no Centro de Convivência”, explica Suzane.
No pacote atual de melhorias instaladas estão um novo bebedouro, nova iluminação e substituição dos roteadores de internet, ampliando a cobertura dentro e nos arredores do CC, e a substituição de vidros danificados pela passagem do último evento extremo na cidade do Rio Grande. Além disso, também foi feita a reforma do deck do Centro, realizada pela equipe de carpitaria da Universidade, com apoio do Museu Oceanográfico, que doou as madeiras utilizadas na obra.
Ainda segundo a reitora, também está prevista uma sala de amamentação para apoio dos estudantes que possuem filhos pequenos e crianças, e, também, pessoas com alguma neurodivergência que necessitam de um espaço mais calmo para realizar a sua alimentação. A obra de revitalização do CC deve levar, pelo menos, mais 30 dias para ser concluída. As próximas etapas do projeto preveem a instalação de novas mesas e a melhoria do mobiliário geral.
“Nós estamos em contato com os diretores dos campi para, também, conseguir resolver demandas que possam melhorar a infraestrutura dos seus espaços de convívio. Em um segundo momento vamos fazer algumas intervenções pontuais em cada um dos campi para qualificar a permanência da nossa comunidade acadêmica”, conclui Suzane.
Nesta semana, durante as atividades da Acolhida Cidadã, a gestão se fará presente em cada um dos campi, que, por sua vez, receberão painéis de grafite, garantindo mais vida e arte em toda FURG.