CULTURA

Dia de homenagens na 50ª Feira do Livro da FURG

Lançamento da 2ª Flirg, concessão de Voto de Louvor e Noite do Patrono, foram destaques nesta sexta-feira

Foto: Sheron Nicolette

O segundo dia da Feira do Livro da FURG teve uma movimentação intensa de visitantes, escolas, autoridades e acadêmicos de outros campi da Universidade.

Notícias Relacionadas
Uma pequena excursão do campus de Santo Antônio da Patrulha oportunizou aos acadêmicos conhecerem a Feira e o campus Carreiros da FURG.

A Rua das Crianças, atividade permanente durante o evento, esteve repleta de crianças e famílias durante todo o dia. Atividades lúdicas, jogos, teatro, contação de histórias, acesso a experimentos e à ciência encantaram as crianças que visitaram o espaço. Ainda na sexta-feira, tiveram início as sessões de autógrafos, que movimentaram uma das salas do Cidec dedicada aos autores. 

2ª Flirg

No início da tarde de sexta-feira, 29, aconteceu o lançamento da 2ª Festa Literária do Rio Grande (Flirg), promovida pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da FURG.
A abertura oficial da Flirg trouxe uma conversa com o poeta e crítico literário, professor Ronald Augusto, mediada pelo professor da FURG Antônio Mousquer. A mesa de abertura contou com a presença do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Mauro Póvoas; da vice-diretora do Instituto de Letras e Artes, Rossana de Felippe; do diretor de Arte e Cultura da FURG, Rafael de Boer; e do chefe de gabinete do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, Paulo Rodrigues.

A Flirg voltou a ocorrer após um hiato de 10 anos e recebeu o apoio do mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, por meio de uma emenda parlamentar. Também colaboram na organização a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, e a Biblioteca Rio-Grandense.

 Voto de Louvor

A Câmara Municipal do Rio Grande, por meio de uma proposição do vereador Glauber Nunes (PT), concedeu Voto de Louvor ao poeta rio-grandino Ronald Augusto e à 50ª Feira do Livro.
O ato de concessão foi realizado no auditório principal do Cidec-Sul e contou com a presença – além do proponente e do homenageado – da reitora da FURG, Suzane Gonçalves; do presidente da Câmara, Rovam Castro; do patrono da Feira do Livro, Daniel Baz; da secretária de Cultura e Economia Criativa, que representou a prefeita do Rio Grande, Rita Patta Rache; do chefe de gabinete do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, Paulo Rodrigues e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Mauro Póvoas.

Durante a cerimônia, o vereador Glauber Nunes destacou a importância da democratização do acesso à universidade pública e gratuita, por meio da realização do evento dentro do campus:

“O campus da FURG pertence à comunidade. É extremamente simbólica a realização da Feira do Livro neste espaço. Nosso município é o segundo do Estado em produções literárias; boa parte dessa produção – de alguma forma – sai do berço da Universidade”, destacou o parlamentar.

No Voto de Louvor, a Câmara destaca a dedicação da Feira à celebração da leitura, do conhecimento e da cultura no município, além da consolidação da Feira como um dos mais importantes eventos literários da região, fortalecendo vínculos entre leitores, escritores e a comunidade. O texto ainda ressalta o legado que inspira gerações, valoriza a produção literária rio-grandina e reafirma o compromisso da FURG com a democratização do acesso à literatura e à educação.

Ao receber a homenagem, a reitora Suzane Gonçalves fez uma retrospectiva da história da Feira do Livro e afirmou que, diante de seu significado junto à comunidade, assumiu o compromisso de retomar a Feira este ano, como parte das comemorações do aniversário da Instituição:

“Ficamos muito honrados com esta homenagem. A Feira do Livro é a nossa grande ação de extensão e é repleta de relações afetivas com a comunidade. A Universidade não pode ser vista como algo distanciado da sociedade; nós estamos aqui, numa universidade pública, financiada por todos e todas, portanto, este espaço é das pessoas, e elas precisam se apropriar dele”, reforçou a reitora.

A outorga do Voto de Louvor foi transmitida ao vivo pela Secom, no YouTube da FURG.

Noite do Patrono

A noite de sexta-feira também foi marcada pela tradicional Noite do Patrono, uma oportunidade de conversar com o patrono desta edição, o professor Daniel Baz.

A conversa foi mediada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, Mauro Póvoas, que, por meio de sua trajetória como professor da graduação e da pós-graduação durante a vida acadêmica de Baz, trouxe memórias e relatos que emocionaram o patrono da Feira.

A conversa completa da Noite do Patrono está disponível neste link.

Sobre a Feira

A 50ª Feira do Livro da FURG acontece até o dia 3 de setembro, no campus Carreiros, em Rio Grande. O evento também abriga, em paralelo, a 16ª Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec), o 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, a ação Cirandas Literárias e a Festa Literária do Rio Grande (Flirg).

 

 

Galeria

Sessão de autógrafos

Sheron Nicolette