50ª FEIRA DO LIVRO

Segundo dia foi de nostalgia, atrações musicais e homenagens a Luis Fernando Verissimo

Escritor gaúcho faleceu na madrugada de sábado; programação foi intensa em todos os espaços da Feira

Foto: Fernando Halal/Secom

O dia de sábado, 30, foi de grande movimentação pelos espaços multimídia da 50ª Feira do Livro da FURG, no Cidec-Sul do campus Carreiros.

Notícias Relacionadas

Entre as atrações da intensa programação deste segundo dia de Feira, estiveram sessões de autógrafos, apresentações musicais, rodas de conversa, teatro infantil, cinema ao ar livre e a adição de um grande público no início da tarde com a 1ª Corrida Solidária do Livro, onde os atletas contribuíram com doações de livros para participar da maratona.

Mas uma triste notícia no mundo da literatura gerou repercussão durante o evento. A morte do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos, confirmada no início daquela manhã em Porto Alegre, despertou homenagens entre os participantes e também do público do evento.

No Espaço Conversa, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da FURG, Mauro Póvoas, mediou a Conversa Literária com os cronistas Rubem Penz e Daniel Baz, patrono desta edição da Feira da FURG. "Hoje a primeira coisa que eu li no dia foi sobre a morte do Verissimo, estava em tudo que é lugar, e algo que me fez 'segurar o rojão' dessa perda irreparável foi lembrar que estaríamos ao lado do Rubem, que é também um grande cronista", disse o patrono ao apresentar o convidado porto-alegrense. "Verissimo foi o maior cronista do nosso tempo", completou Penz em seguida.

Arena Cultural
À tarde, o Especial Musiurg: Relembrando Canções levou ao palco da Arena Cultural seis artistas de diferentes edições do Festival Universitário de Música do Rio Grande (Musiurg). Em formato acústico, Miguel Isoldi, Ricardo Cordeiro, Bruno Acosta, Maikão Mel e Lucas Cavalheiro se encontraram para reviver canções que marcaram a história do festival, além de apresentar novas criações em diálogo com o tema da Feira, “Água que se faz vida, verso e poesia”.

Na sequência, o espetáculo "Nosso Canto", com o Grupo Movimento Coral da FURG, levou grande público à Arena com uma apresentação emocionante e que arrebatou a plateia. A programação do espaço foi encerrada à noite com a apresentação cultural “Estilhaços e Territórios em Corpos - Em Circulação”, com Luana Maia.

Espaço Formativo
Localizado na Sala Estuários do Cidec, o Espaço Formativo recebeu diversas atrações ao longo do dia.

Pela manhã, a série de encontros Cirandas Literárias - Educação e Literatura Negra reuniu os integrantes do Coletivo Ekoar, Mara Lúcia Barbosa e João Marcos Machado para debater Educação e Literatura Negra. Em seguida, a série contou com a presença de Rejane Gomes e Giovani Farias, da Secretaria de Município da Educação, que abordaram o tema Educação Antirracista: Desafios e Possibilidades.

À tarde, o Painel Liderança em Foco, da Rádio Cultura Zona Sul FM, realizou uma edição especial voltada à 16ª Feira de Inovação Tecnológica da FURG (Fitec). O tema abordado foi “A Inovação e a Tecnologia no Centro do Desenvolvimento Regional", que reuniu lideranças da inovação de Rio Grande e região para analisar tópicos como inovação na economia do mar, o papel da comunidade no desenvolvimento de startups e a ampliação de um ecossistema de inovação em saúde.

Uma última atividade encerrou o dia no espaço. Em Do Mar ao Guaíba, a escritora, poeta e idealizadora do fanzine Marítimas, Juliana Blasina, recebeu a escritora Carolina Panta, autora do livro "Falso Lago" (2023).

Rua das Crianças
Um dos espaços mais disputados nas Feiras do Livro da FURG é a Rua das Crianças, e nesta edição não vem sendo diferente. Atividades como a trilha "De Olho na Praia", experimentos científicos, contação de histórias e a Tenda do Terror têm conquistado a atenção dos pequenos.

Espaço Multi
Poesia de cordel, aula de pintura a óleo, teatro de fantoches e espetáculos teatrais deram a tônica ao Espaço Multi.

Ao ar livre, aconteceram atrações como o Cine Feira do Sesc e a Cerimônia Escoteira de Promessas e Entregas de Conquistas de Crianças e Jovens do Grupo Escoteiro Tuco-Tuco (Getu).

Sobre a Feira
A 50ª Feira do Livro da FURG acontece até a próxima quarta, 3, no campus Carreiros, em Rio Grande. O evento também abriga, em paralelo, a 16ª Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec), o 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, a ação Cirandas Literárias e a Festa Literária do Rio Grande (Flirg).

 

 

Galeria

Programação foi intensa em todos os espaços da Feira

Fernando Halal/Secom