Fundada em 1988, a Associação Brasileira pela Educação Internacional (Faubai) – do inglês Brazilian Association for International Education – reúne gestores de assuntos internacionais das instituições brasileiras para, em conjunto, pensar a internacionalização da educação no país. Anualmente, mais de 200 instituições associadas enviam representantes para um grande fórum; em 2025, o evento aconteceu em Brasília, e contou com a participação da reitora Suzane Gonçalves, do secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer e do assistente administrativo da Reinter, Maurício Terra.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
“Ao embarcarmos nesta nova jornada, é crucial cultivar parcerias que priorizem a equidade e a sustentabilidade, garantindo benefício mútuo e sucesso duradouro para todas as partes interessadas. Este evento demonstra nossa dedicação em promover iniciativas colaborativas que visem fomentar um futuro mais brilhante e inclusivo na educação e no intercâmbio internacional”, escreve o site oficial da conferência.
Para Krummenauer, a Conferência Anual da Faubai é o principal evento de internacionalização do Brasil. Nessa oportunidade, além de uma série de palestras com foco em internacionalização, as principais universidades e agências de fomento representadas aproveitam a oportunidade para expor seus programas de cooperação e tentar fechar acordos de cooperação. “O evento é uma grande oportunidade de interação entre agentes internacionais, nesta edição participaram representantes do governo estadunidense, australiano, britânico e espanhol, além do pessoal do Erasmus, que é um projeto de cooperação no qual a FURG participa bastante, além de representantes do projeto DAAD, que é uma cooperação bilateral entre Brasil e governo da Alemanha”, explica o secretário.
“Este evento, que se consolidou como o maior e mais relevante fórum de internacionalização do ensino superior no Brasil, representa uma oportunidade estratégica para reafirmarmos o compromisso da FURG com a construção de uma universidade cada vez mais conectada com o mundo”, completou Dariano.
President Day
A reitora Suzane Gonçalves participou especificamente de uma atividade dentro da programação do evento, o President Day. A atividade é inteiramente voltada para integração reitores de insituições de ensino superior brasileiras e internacionais. A sessão especial visa o fortalecimento das redes de colaboração e discute políticas institucionais para o avanço de pautas relacionadas ao tema.
Segundo a reitora, a participação institucional da FURG na conferência representa o engajamento institucional com os desafios e possibilidades da internacionalização universitária. “Estar presente nestes espaços de troca e diálogo com lideranças acadêmicas nacionais e internacionais nos permite atualizar nossas estratégias, firmar parcerias e identificar novas oportunidades de mobilidade. Além disso, a conferência fortalece nossa atuação na consolidação de políticas de internacionalização que valorizem a diversidade regional, respeitem os saberes locais e garantam o acesso equitativo a oportunidades globais para toda a comunidade acadêmica”, destaca a gestora.