Fundada em 1988, a Associação Brasileira pela Educação Internacional (Faubai) – do inglês Brazilian Association for International Education – reúne gestores de assuntos internacionais das instituições brasileiras para, em conjunto, pensar a internacionalização da educação no país. Anualmente, mais de 200 instituições associadas enviam representantes para um grande fórum; em 2025, o evento aconteceu em Brasília, e contou com a participação da reitora Suzane Gonçalves, do secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer e do assistente administrativo da Reinter, Maurício Terra.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
“Ao embarcarmos nesta nova jornada, é crucial cultivar parcerias que priorizem a equidade e a sustentabilidade, garantindo benefício mútuo e sucesso duradouro para todas as partes interessadas. Este evento demonstra nossa dedicação em promover iniciativas colaborativas que visem fomentar um futuro mais brilhante e inclusivo na educação e no intercâmbio internacional”, escreve o site oficial da conferência.
Para Krummenauer, a Conferência Anual da Faubai é o principal evento de internacionalização do Brasil. Nessa oportunidade, além de uma série de palestras com foco em internacionalização, as principais universidades e agências de fomento representadas aproveitam a oportunidade para expor seus programas de cooperação e tentar fechar acordos de cooperação. “O evento é uma grande oportunidade de interação entre agentes internacionais, nesta edição participaram representantes do governo estadunidense, australiano, britânico e espanhol, além do pessoal do Erasmus, que é um projeto de cooperação no qual a FURG participa bastante, além de representantes do projeto DAAD, que é uma cooperação bilateral entre Brasil e governo da Alemanha”, explica o secretário.
“Este evento, que se consolidou como o maior e mais relevante fórum de internacionalização do ensino superior no Brasil, representa uma oportunidade estratégica para reafirmarmos o compromisso da FURG com a construção de uma universidade cada vez mais conectada com o mundo”, completou Dariano.
President Day
A reitora Suzane Gonçalves participou especificamente de uma atividade dentro da programação do evento, o President Day. A atividade é inteiramente voltada para integração reitores de insituições de ensino superior brasileiras e internacionais. A sessão especial visa o fortalecimento das redes de colaboração e discute políticas institucionais para o avanço de pautas relacionadas ao tema.
Segundo a reitora, a participação institucional da FURG na conferência representa o engajamento institucional com os desafios e possibilidades da internacionalização universitária. “Estar presente nestes espaços de troca e diálogo com lideranças acadêmicas nacionais e internacionais nos permite atualizar nossas estratégias, firmar parcerias e identificar novas oportunidades de mobilidade. Além disso, a conferência fortalece nossa atuação na consolidação de políticas de internacionalização que valorizem a diversidade regional, respeitem os saberes locais e garantam o acesso equitativo a oportunidades globais para toda a comunidade acadêmica”, destaca a gestora.