Extensão

FURG-SAP apresenta projetos de extensão durante roda de conversa

Encontro com representantes da PROEX e da DAC avaliou necessidades e fortaleceu a integração com o campus

Foto: Viviani Silveira

Olhos voltados para a Extensão no campus FURG SAP nesta terça e quarta-feira. Professores e alunos bolsistas estiveram reunidos com representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) para apresentar projetos desenvolvidos.

Notícias Relacionadas
Participaram da programação a Coordenadora de Projetos de Extensão, Adriana Fraga, a Diretora de Extensão, Beatriz Domingues, Diretor de Arte e Cultura, Raphael Albuquerque de Boer e Lilian da Silva Ney, coordenadora de Apoio à Cultura.

Conforme a Adriana, o objetivo dos encontros é verificar necessidades, contribuir para o fortalecimento no andamento dos projetos de extensão curricular, abordados na reunião de terça-feira, e nos projetos que são realizados no campus.

Na quarta-feira pela manhã a equipe esteve reunida para as apresentações de projetos de extensão desenvolvidos no campus. Entre os projetos apresentados chamou a atenção para a dedicação e alegria dos docentes que coordenam ou participam dos projetos e também de alunos envolvidos. “A sensação de fazer algo mais pela sociedade, além da sala de aula, é muito bom”, revelou a professora Fernanda, que coordena o projeto Engenharia Por Elas, juntamente com a professora Bianca Ozório.

Na ocasião, foram apresentados trabalhos voltados para a economia solidária, como a INEESOL, que desenvolve o projeto com artesãs, aproveitando o bagaço da cana-de-açúcar e o Mulheres na Pesca Artesanal; projetos de pesquisa, como o Grupo de Pesquisa – Engenharia por Elas; Uniciência – Conexão Universidade – Escola; Mostra de Ciências e Conhecimento, entre outros.

Os coordenadores dos projetos ainda apresentaram resultados do trabalho, como foi o caso do professor Charles Guidotti, coordenador do projeto de extensão da Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha. Ele contou a trajetória de um aluno da educação básica, que a partir da Mostra, conheceu a FURG, fez graduação, mestrado, doutorado e hoje é professor na Universidade.

Após a reunião, atividades culturais foram realizadas no Ponto Convívio, em um momento de integração entre estudantes, servidores e visitantes.