Na tarde desta terça-feira, 29, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Danilo Giroldo, esteve em Esteio, visitando o 25º Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) da 46ª Expointer, prestigiando o trabalho da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol).
15ª Parada Livre acontece neste final de semana
Faurg inaugura nova sede no campus Carreiros
Cerimônia de Transmissão do Cargo de Reitor acontece nesta quarta, 15, no Cidec-sul
Acompanhado da coordenadora Marcia Umpierre, o reitor visitou empreendimentos solidários presentes na feira, onde teve a oportunidade de realizar compras; degustou um café com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), oferecido pelo projeto Pancpop, um dos projetos da Ineesol; e ouviu os docentes e bolsistas da incubadora, que estão aplicando questionários de pesquisa socioeconômica nas bancas expositoras, em um trabalho que renderá grande observação do universo dos agricultores e agricultoras do estado.
Segundo Giroldo, a atuação da FURG junto à agricultura familiar gaúcha na Expointer é motivo de orgulho. “Ser reitor de uma universidade como a FURG, que conta com uma equipe de grande qualidade na execução e operacionalização dos projetos educativos e administrativos, me deixa muito orgulhoso. Vamos torcer para que essas parcerias sigam e que possamos estar na Expointer em 2024”, destacou.
Parcerias institucionais
No estande da Ineesol, Giroldo reuniu-se com o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Luis Bernardes Ferreira; o representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Gervásio Plucinski; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Roberto Ramos; e com a superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no RS, Ana Luiza Spinelli Pinto, para avaliar a participação da universidade no evento e projetar outras parcerias entre as instituições.
Ferreira falou da complexidade que é executar uma feira como a Expointer. “Esta é a primeira edição da Expointer na qual estou à frente. Foi desafiador mas foi muito satisfatório poder contar com a FURG nesse processo”, completa.
Segundo Plucinski, “o desafio da Unicafes é aproximar o trabalho da universidade com o trabalho das cooperativas e essa pesquisa será uma ótima ferramenta para auxiliar nessa aproximação”.
Já Ramos colocou o Incra à disposição da FURG para futuras colaborações entre as entidades.
O reitor também foi recebido pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, pelo vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Edevino Zanetti e por representantes da FETRAF-RS em seus respectivos estandes.