QUÁDRUPLA HÉLICE

FURG participa de reunião da Mesa Diretora do Grande Pacto pela Inovação

Encontro serviu para repactuar os objetivos do grupo para o novo ciclo de trabalho

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 12, aconteceu mais uma reunião da mesa diretora do Grande Pacto Pela Inovação, realizada na Câmara do Comércio de Rio Grande. O movimento, que tem como intenção conectar representantes da quádrupla hélice para propulsionar o futuro da cidade, buscou, neste encontro, repactuar os objetivos do grupo e iniciar a abertura de propostas de projetos para o ciclo 2026. Na ocasião, representaram a FURG a reitora Suzane Gonçalves; a diretora do Instituto de Oceanografia (IO), Dione Kitzmann; o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete da Reitoria, Arthur Gibbon; o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), Samuel Bonato e a diretora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio), Livia D’ávila.

Notícias Relacionadas
Lançado em julho de 2022 na cidade do Rio Grande, o Grande Pacto pela Inovação é uma iniciativa de ação integrada e conjunta das quatro pás da hélice da inovação: governo, academia, empresas privadas e sociedade civil. O intuito inicial do grupo era valorizar os pontos fortes do município, buscando gerar inovação, atrair investimentos e fomentar o ambiente positivo ao empreendedorismo e startups.

Como ponto focal, a iniciativa busca explorar as potencialidades da Economia do Mar, considerada uma das vocações do município. O objetivo é impulsionar, capacitar e qualificar os diversos setores voltados à atividade marítima, como atividades portuárias, indústria pesqueira e de energia renovável, turismo, entre outros.

“Este movimento tem um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso município e da nossa região. A FURG tem muito orgulho de integrar essa iniciativa desde o início, contribuindo com conhecimento científico, formação de pessoas e experiências que fortalecem o ecossistema de inovação. Acreditamos que a transformação social só é possível quando há diálogo e colaboração entre todos os setores, e é exatamente isso que o Grande Pacto representa”, destaca a reitora.

Durante a reunião, a professora Dione realizou uma apresentação sobre o tema da Cultura Oceânica nas escolas, por meio do Currículo Azul, projeto que o Brasil capitaneia com ineditismo no mundo, iniciado em abril deste ano com a assinatura do protocolo de intenções entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Unesco. O projeto coloca o país na vanguarda da articulação entre educação e cultura oceânica para a implementação do tema nas escolas nacionais.

“Falar sobre Cultura Oceânica é falar sobre o futuro. Quando levamos o oceano para dentro da escola, estamos formando uma nova geração mais consciente sobre o papel fundamental que ele desempenha nas nossas vidas e no nosso território. O projeto Currículo Azul é um marco nesse sentido, constituindo-se como um esforço inédito para inserir o tema de forma transversal, interdisciplinar e viva em nossas escolas. Na FURG, assumimos esse compromisso com muito entusiasmo, criando, junto de outras seis universidades, o curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, destinado à formação de professores que atuarão nessa Escola Azul”, comentou a Kitzmann.

Ainda segundo a professora, a FURG tem na sua história e na sua identidade o compromisso com os ecossistemas costeiros e oceânicos, e ver esse compromisso se traduzindo em políticas públicas, em formação de professores e em ações concretas nas escolas é motivo de grande orgulho. “A Cultura Oceânica é, antes de tudo, uma cultura de cuidado, de pertencimento e de esperança socioambiental”, conclui. 

 

Galeria

Encontro serviu para repactuar os objetivos para o novo ciclo de trabalho

Divulgação