REPRESENTATIVIDADE

FURG participa de Sessão Especial da Câmara Municipal alusiva a Consciência Negra

Data é celebrada em memória de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência do povo negro brasileiro

Nesta última quarta-feira, 12, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial alusiva ao dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em memória de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e dignidade do povo negro brasileiro. Na oportunidade, a FURG esteve presente por meio da secretária de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Ana Furlong.

Notícias Relacionadas
Durante a solenidade, também estiveram presentes autoridades do executivo municipal, como a prefeita Darlene Pereira; a secretária de Cultura, Rita Pata Rache; e a representante da Coordenadoria de Igualdade Racial, Ingrid Costa; além de representantes de movimentos sociais como a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).

A sessão foi aprovada por meio do requerimento de número 134 de 2025, proposto pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rovam Castro. No salão, os participantes puderam prestigiar a exposição itinerante Heroísmo Farroupilha, do artista José Darci, as obras retratam a memória dos lanceiros negros. “A mostra preparou o espírito para o quê essa noite representa: o reconhecimento, a valorização e o orgulho de uma história que moldou a identidade do nosso povo. Essa é mais do que uma data, é um chamado à reflexão, à justiça e ao reconhecimento de que o Brasil só é verdadeiramente grande quando seus filhos são verdadeiramente respeitados”, discursou o presidente da sessão.

De acordo com a Secretária Ana, ações como essa são de extrema importância e necessidade, uma vez que destacam a valorização não apenas a cultura e as tradições do povo negro, mas a necessidade de que a reflexão sobre o respeito à população negra esteja ocupando os espaços públicos. “Trago um abraço carinhoso da reitora Suzane, que não pôde estar aqui conosco nessa noite; e me honra muito poder representar a FURG junto a tantos companheiros e companheiras que, de várias formas, têm trajetórias que se aproximam da Universidade em diversos momento. As universidades, como a sociedade, são campos de luta contra o racismo que existe, que é estrutural e muitas vezes velado. A FURG, nesse sentido, é um espaço de luta permanente”, destacou a gestora.

“Um exemplo é a participação da FURG, através da Secaid, na construção do Novembro Negro. Graças à dedicação da servidora Elina Rodrigues, que concebeu, organizou e coordena o Projeto África: História, Cultura e Sociedade, que oportunizou protagonismo aos estudantes africanos da FURG que ministram as aulas dessa iniciativa. Nesse contexto, reforço o papel da Universidade como parceira na luta antiracista; como articuladora com outros dispositivos e corpos lutantes do município para que possamos ter uma sociedade em que homens e mulheres negros e negras possam se sentir pertencentes e livres para construir suas vidas com harmonia e coletivismo”, completa a secretária.

 

Galeria

Data é celebrada em memória de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência do povo negro brasileiro

Acervo Pessoal