Com o intuito de abordar a temática da Ciência Aberta, movimento que propõe a democratização da produção e do compartilhamento científico, o podcast Dissemina CI, projeto de extensão vinculado ao curso de Biblioteconomia, recebeu recentemente representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Na oportunidade, os participantes puderam explicar os conceitos por trás da Ciência Aberta e como o instituto apoia o desenvolvimento de plataformas e repositórios digitais visando um fazer científico mais colaborativo, transparente e inclusivo.
FURG integra rede nacional em Saúde Digital aprovada pela RNP
Docentes e técnicos da FURG participam da elaboração de guia da Fiocruz sobre informação em eventos extremos
FURG marca presença na 51ª Expofeira com estande e projetos de extensão
O Dissemina CI é um podcast desenvolvido como parte do projeto de extensão "Infocast na Biblioteconomia: o uso de mídias para divulgação científica", vinculado ao curso de bacharelado em Biblioteconomia da FURG. A ação, desenvolvida por estudantes da Universidade, se constrói por meio de conversas, reflexões e conteúdos sobre estratégias e mecanismos para a socialização do saber e da ciência como um todo.
De acordo com texto publicado pelo portal do Ibict, Fhillipe Campos destacou em sua participação a força da Ciência Aberta, que vai além da simples abertura de resultados de pesquisa. “O movimento visa não somente a abertura do resultado da pesquisa e de publicações, mas do processo como um todo, desde a coleta de dados até o resultado final”, destacou.
Washington Segundo, por sua vez, ressaltou o papel histórico do Instituto na consolidação da Ciência Aberta no país. “Tivemos uma participação muito forte do Ibict nesse processo, seja pelo fomento à criação de revistas de acesso aberto, seja na criação de repositórios. Entendemos que o acesso aberto se consolidou no Brasil graças à criação dessas infraestruturas e a uma série de ações políticas, de padronização e de protocolos de dados e informação desenvolvidos pelo Ibict”, registra no texto publicado pelo Instituto.
Confira o podcast clicando aqui.