PROTAGONISMO

FURG integra rede nacional em Saúde Digital aprovada pela RNP

Ação prevê investimentos em projetos voltados à transformação digital da saúde no país

A FURG, com articulação da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio Grande, informa sobre a recente aprovação do projeto de Saúde Digital junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Notícias Relacionadas
A iniciativa, que integra o Programa de Redes de Colaboração em Saúde Digital (PRC-SD), prevê investimentos na ordem de R$15 milhões em projetos voltados à transformação digital da saúde no Brasil, por meio de redes colaborativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O programa tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) ao incentivar soluções tecnológicas inovadoras, conectando universidades, serviços de saúde e especialistas de diferentes áreas.

A proposta tem coordenação conjunta entre a FURG, no âmbito administrativo, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito acadêmico; e aborda, de forma transdisciplinar, temas como telessaúde, dispositivos móveis e vestíveis e inteligência artificial aplicada à saúde, articulando competências das áreas de computação, enfermagem e gestão em saúde.

O projeto “REDI-SUS – Rede de Saúde Digital Inteligente: Diagnóstico, Planos de Cuidado e Acompanhamento Remoto” forma uma rede, com a participação de outras instituições como o Hospital Universitário da FURG (HU-FURG/Ebserh), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fatec Ferraz, Hospital Universitário Regional de Maringá, vinculado à Universidade Estadual de Maringá (HU-UEM), Instituto Senai de Inovação em Elotroquímica (ISI-EQ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A ação visa criar uma articulação nacional em torno da Saúde Digital; as iniciativas aprovadas atuarão organizadas em clusters. Na FURG, a coordenação administrativa da rede está a cargo do professor Vinícius Oliveira, do Centro de Ciências Computacionais (C3), e envolve outros docentes da mesma unidade acadêmica, e também da Escola de Enfermagem (Eenf), em parceria com o HU-FURG/Ebserh.

A articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande garante a conexão direta com as demandas do serviço público e com o cotidiano das equipes, favorecendo que as soluções desenvolvidas tenham aplicação concreta no território.

Ao integrar a rede nacional em Saúde Digital, a FURG reforça seu papel estratégico na produção de conhecimento e inovação voltados às políticas públicas, contribuindo para que tecnologias como inteligência artificial, telessaúde e dispositivos vestíveis estejam a serviço da ampliação do acesso, da humanização do cuidado e da qualificação do SUS.