PARTICIPAÇÃO

Professora da FURG palestra em universidade da França

Conferência tratou sobre alternativas terapêuticas para o tratamento da doença de Parkinson

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 16, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, Ana Luiza Baisch, proferiu a conferência: “O resveratrol e suas formas glicosiladas como alternativas terapêuticas para o tratamento da doença de Parkinson”.

Notícias Relacionadas
O convite para palestrar se deu no âmbito do projeto "Missão Pesquisadores e Pesquisadores Convidados" da Universidade de Nantes - Unité en Sciences Biologiques et Biotechnologies de Nantes (US2B / UMR C 6286). A professora Corinne Miral é a coordenadora do projeto pela França.

A cooperação científica estabelecida com a Nantes Université em 2019, e missão de estudos realizada na Unité en Sciences Biologiques et Biotechnologies de Nantes (US2B / UMR C 6286). O projeto tem uma parte desenvolvida no Brasil e outra na França. Fazem parte da equipe brasileira as professoras do Instituto de Ciências Biológicas Ana Baisch e Mariana Hort e a doutoranda do Programa de pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina, Lucia Schimith.

Doença de Parkinson

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva até agora incurável. O tratamento da doença é apenas sintomático e baseia-se na reposição de dopamina e na implementação de abordagens não dopaminérgicas. Embora esses tratamentos melhorem a função motora, eles também desencadeiam efeitos colaterais problemáticos. Por isso, é importante buscar moléculas que possam atuar na prevenção ou tratamento da doença de Parkinson. Nesse contexto, um polifenol chamado resveratrol, tem se destacado por suas atividades anti-inflamatória e antioxidante. A otimização estrutural por glicosilação deste composto surge como uma alternativa terapêutica.

 

 

Galeria

Na foto, as professoras Ana Baisch, Corinne Miral (responsável pelo projeto desenvolvido na França) e o Professor Jérémy Bourdon, vice-diretor de Pesquisa, Inovação e Relações Internacionais da Universidade de Nantes.

Divulgação