Recentemente, a FURG celebrou uma importante conquista para a ciência pesqueira brasileira: o professor Luís Gustavo Cardoso, do Instituto de Oceanografia (IO), recebeu o convite para assumir a vice-presidência do Comitê Permanente de Pesquisa e Estatística (SCRS) da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT). Na ocasião, outros dois cientistas brasileiros assumem posições na instituição: Bruno Mourato (Imar/Unifesp), como Rapporteur da albacora-branca do Sul; e Rodrigo Sant'Ana (Univali), que continua como Rapporteur do Bonito-listrado do Oeste.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
O SCRS, por sua vez, é o órgão científico da ICCAT e desempenha um papel essencial na assessoria aos processos de negociação e na gestão dos estoques pesqueiros sob seu mandato. “O Comitê reúne cientistas de diversos países, responsáveis por conduzir avaliações de estoques, recomendar medidas de manejo baseadas em ciência, coordenar programas de pesquisa e padronizar métodos analíticos. Seu trabalho sustenta as decisões da ICCAT, garantindo que a pesca oceânica ocorra de forma sustentável e equilibrada”, complementa o professor.
A nomeação de Luís Gustavo para a vice-presidência do SCRS representa um reconhecimento do protagonismo da ciência brasileira e da importância da FURG na formação de recursos humanos e na pesquisa em ciências pesqueiras. Para a instituição, sua presença nessa posição estratégica fortalecerá a presença do Brasil nos fóruns internacionais de governança dos oceanos e ampliará as oportunidades de cooperação científica para a universidade.
Além de um marco para a trajetória acadêmica e profissional do professor, a nomeação traz visibilidade ao trabalho desenvolvido na FURG e reforça seu compromisso com a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.