INCLUSÃO

Pela primeira vez, aluno surdo defende tese de doutorado em Letras

Estudante Diogo Madeira analisou o tema "O outro lado da literatura surda"

Foto: Arquivo Pessoal

Através de uma videoconferência, aconteceu no dia 25 de novembro a defesa de tese do doutorando Diogo Souza Madeira, intitulada "O outro lado da literatura surda”. Trata-se do primeiro discente surdo a defender doutorado no Programa de Pós-graduação (PPG) em Letras da FURG.

Notícias Relacionadas

Madeira obteve o grau de doutor em Letras na área de concentração em História da Literatura. Trata-se de um importante marco na história da FURG e do programa, que completa 20 anos em 2022.

A tese de Diogo Madeira apresenta uma análise do panorama de escritores surdos que produzem suas literaturas na Língua Portuguesa, nas perspectivas de memória, literatura e arquivo. Além disso, procura explicar, por meio de pesquisa, a ausência de escritores surdos nos períodos coloniais, imperiais e republicanos. Segundo a banca, trata-se de um relevante estudo sobre a literatura surda em língua portuguesa.

A sessão contou com a presença das intérpretes de Libras/Português Bianca Cunha (TILSP–FURG), Francine da Silva (TILSP–FURG) e Rubia Aires (TILSP-IFSul Rio-Grandense Pelotas).

A banca foi constituída pelo professor Mauro Nicola Póvoas (FURG), orientador da tese e presidente da Comissão de Avaliação, e pelos professores Tatiana Lebedeff (UFPel), que coordena o projeto de pesquisa “Abordagem Comunicativa, Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas e o Lugar da Cultura no Ensino de Línguas de Sinais”; Antônio Carlos Mousquer (FURG), que recentemente se tornou professor titular e é docente permanente do PPG em Letras da FURG, área de Literatura; e Cristiane Fernandes (ILA-FURG), professora de Libras que foi idealizadora, cofundadora e primeira diretora da Escola Municipal de Educação Bilíngue (Libras-Português) em Rio Grande. Ela é a atual coordenadora do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai) da FURG.