O Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume) celebra 30 anos nesta terça-feira, 17, com uma tarde recheada de festividades e homenagens. A cerimônia de aniversário tem início às 15h, no prédio do Cidec-Sul, no campus Carreiros, na ala em frente ao museu do Núcleo.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Em meio à confraternização, serão inauguradas três galerias de fotos que ficarão instaladas no interior da sede. A primeira delas será voltada aos cinco ex-diretores de faculdades que deram origem à Universidade Federal do Rio Grande (FURG); outra será dedicada aos 11 ex-reitores da FURG, numa réplica da galeria instalada no prédio da Reitoria; e por fim, será descerrada a galeria com imagens dos dois ex-presidentes do Nume, os professores Aida Borthery e Oswaldo Barbosa.
Foram convidados os 41 conselheiros, as comissões do núcleo nas unidades acadêmicas e administrativas, além de autoridades da FURG, como o reitor, ex-reitores e a nova gestão da reitoria.
Construindo memórias
O Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), situado na asa leste do Cidec-Sul, no campus Carreiros, surgiu em 1994, e consolidou-se como atividade permanente a partir de 1999, quando passou a integrar a estrutura da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace).
É um espaço que resgata, preserva e constrói memórias, unindo a comunidade local à FURG. Através de acervos diversos, eventos culturais, pesquisas, encontros e contemplação da história e das memórias da FURG, entre outras atividades, o Nume mantém viva a história da universidade e fortalece laços afetivos com a comunidade em geral e acadêmica.