A atual gestão administrativa da FURG completou, em 15 de janeiro, seu primeiro ano de atividades. O período foi marcado por desafios e decisões estratégicas que sinalizam um novo momento para a instituição, com avanços na qualidade de vida da comunidade universitária, investimentos em infraestrutura, fortalecimento do planejamento organizacional e reestruturação de alguns processos administrativos.
Universidade empossa nova superintendência do HU-FURG/Ebserh nesta quinta-feira, 29
SiSU: Matrículas online na FURG serão dias 2 e 3 de fevereiro
Psicologia Escolar realiza serviço de acolhimento aos estudantes nas férias
A seguir, a gestão apresenta um balanço das principais ações realizadas ao longo do último ano, bem como projeções para 2026.
Relações internacionais
Com o objetivo de fortalecer a presença internacional da FURG, ao mesmo passo que qualifica o processo de cooperação interinstitucional e as oportunidades de intercâmbio acadêmico, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) registrou, ao longo de 2025, um crescimento expressivo no número de acordos e convênios com instituições de todo o mundo. Em 2024, a FURG encerrou o exercício com 21 convênios formalizados; atualmente, esse número chega a 52 acordos ativos.
Entre os destaques, está a assinatura de convênio com a Shanghai Ocean University, uma das principais universidades chinesas na área de oceanografia. A parceria marca um feito inédito, já que a FURG se tornou a primeira universidade brasileira, e também da América Latina, a estabelecer um acordo institucional com a gigante asiática.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer, outra iniciativa relevante foi a implementação do Check-in Universitário para estudantes e profissionais estrangeiros. A ferramenta permite o mapeamento preciso da comunidade internacional presente na FURG, incluindo estudantes, docentes e servidores em mobilidade.
Com o novo procedimento, o check-in passou a ser obrigatório para estrangeiros que ingressam na Universidade, possibilitando a identificação da origem, do tipo de vínculo e dos recursos envolvidos na mobilidade. A medida contribui diretamente para o aprimoramento das políticas de internacionalização, qualificando os dados institucionais e ampliando os indicadores relacionados à presença internacional na FURG.
Graduação
Com ações para o incentivo do ingresso e da manutenção da permanência qualificada por meio de ações de suporte e melhoria do ensino, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) promoveu, em 2025, a implementação da Política de Ações Afirmativas nos editais anuais de monitoria e ensino, assim como nos editais dos Espaços de Aprendizagem Compartilhada (EAC) e dos grupos PET.
Segundo a pró-reitora de Graduação, Simone Freire, a iniciativa foi construída de forma dialógica e colaborativa com gestores e docentes, sendo avaliada como exitosa e com perspectiva de ampliação em 2026. “No segundo semestre, a Prograd concentrou esforços nos processos seletivos, com destaque para a seleção de vagas ociosas, processos seletivos específicos, processo seletivo próprio, Educação do Campo e, especialmente, o SISU, que passou por alterações significativas neste ciclo”, complementa.
Como ponto de destaque, a unidade administrativa também elenca a organização da Mostra de Produção Universitária (MPU), que contou com cerca de 3 mil trabalhos e oficinas inscritos, reunindo produções da FURG e de instituições externas.
Gestão de Pessoas
Atuando de forma estratégica para fortalecer iniciativas, articulações institucionais e a consolidação de políticas voltadas ao desenvolvimento de pessoas em todos os campi da FURG, a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) é um importante mecanismo institucional centrado no cuidado, valorização e capacitação dos servidores da instituição. Ao longo de 2025, a unidade realizou diversas ações, com destaque para as áreas de saúde e inovação na gestão.
Segundo o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Márcio Brito, neste ano, a Progep intensificou iniciativas voltadas à prevenção, promoção e vigilância em saúde. A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) realizou mais de 3 mil atendimentos, incluindo perícias, vacinação, consultas, testes rápidos e atendimentos de enfermagem. Desse total, mais de 1.450 doses de vacinas foram aplicadas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios onde a FURG está inserida.
As ações de capacitação também foram ampliadas: ao longo do ano, foram ofertadas aproximadamente 3 mil vagas em atividades formativas. Paralelamente, a Progep conduziu diversos processos de contratação e provimento de pessoal. Em 2025, foram publicados três editais para docentes efetivos, com 27 vagas; 23 editais para docentes substitutos, com 61 vagas; e três editais para Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), com 22 vagas.
No mesmo período, foram nomeados e empossados 47 novos servidores TAEs e 23 docentes efetivos, além da contratação de 20 professores visitantes e 71 professores substitutos.
No eixo da inovação, destacam-se ações para a reestruturação das carreiras dos servidores. O processo envolveu a realização de 1.866 conferências de reenquadramento, 832 registros de aceleração de progressão e 476 progressões por mérito no âmbito do PCCTAE, além de mais de 5.800 autorizações de rubricas e 8.279 registros financeiros de valores retroativos no SIAPE.
Gestão ambiental
Por meio de um sistema transversal que une atividades administrativas e operacionais voltadas ao desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da FURG, em 2025, a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) fortaleceu suas ações ambientais e de sustentabilidade por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Com a alteração no regimento da Reitoria, a Coordenação de Gestão Ambiental (CGA) passou da Pró-reitoria de Infraestrutura para a Siga, assumindo caráter executivo. A mudança resultou na valorização institucional do setor, com integração física, procedimental e eletrônica, reestruturação do site institucional do SGA e a implementação da sede própria da Siga.
De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Felipe Kessler, ao longo do ano foram realizadas diversas ações de promoção, formação e sensibilização ambiental. “Foram dois fóruns, atividades formativas sobre gestão de resíduos com servidores e terceirizados, além de ações coletivas de retirada de resíduos com a comunidade na Praia do Cassino, Ilha da Torotama e na Barra. Também realizamos eventos tradicionais como a Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Junho Sustentável”, completa.
Também foi promovido o plantio periódico de árvores em todos os campi e a realização inédita do Rio Grande Summit, com foco nas fragilidades e soluções frente às mudanças climáticas, reunindo autoridades estaduais, gestores municipais e a comunidade da região do Complexo Lagunar Patos-Mirim.
Como reconhecimento desse conjunto de ações, em dezembro de 2025 a FURG alcançou seu melhor desempenho histórico no UI GreenMetric World University Ranking, subindo da 22ª para a 17ª posição entre as universidades brasileiras e avançando 78 colocações no ranking mundial.
Eventos Extremos
Em janeiro de 2025, o projeto para a instalação do Centro de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex) foi aprovado, culminando com a inauguração da sua sede em novembro. O Grupo, coordenado pela FURG, conta com o apoio de mais de 28 instituições da quádrupla hélice, e é o primeiro e único órgão desta magnitude que observa e cuida da Região Sul do Estado.
De acordo com a coordenadora do Centro, Elisa Fernandes, o CIEX é uma iniciativa interinstitucional que proporciona uma estrutura física qualificada e inovadora para a avaliação, prognóstico e mitigação de riscos de eventos extremos de inundação e estiagem, garantindo a segurança da população e das infraestruturas dos municípios às margens da Lagoa dos Patos.
O Ciex atua por meio de um ambiente virtual baseado em conjuntos de dados meteorológicos, oceanográficos e geodésicos combinados com modelos numéricos e métodos de inteligência artificial que fornecem uma réplica virtual do ambiente natural da Lagoa dos Patos. O chamado Digital Twin Lagoa dos Patos (DT-LAGOA) é alimentando por uma série de estações de monitoramento em pontos estratégicos, como Rio Grande, São José do norte, São Lourenço do Sul, Arambaré e Itapuã.
Extensão e Cultura
Ao longo de 2025, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) consolidou iniciativas voltadas à integração entre os campi, ao fortalecimento das políticas culturais e à ampliação do diálogo com a comunidade externa, promovendo ações de extensão com forte impacto social, educativo e cultural.
Entre os destaques do período está a realização da 51ª edição da Feira do Livro da FURG, pela primeira vez montada dentro da unidade Carreiros, em Rio Grande. Outro avanço foi a criação da Unidade Móvel, que possibilitou a participação itinerante da FURG em eventos institucionais e municipais, ampliando a presença da Universidade em diferentes espaços.
Em termos de socialização da cultura, a Proexc também destaca a assinatura do termo de colaboração com o SESC, viabilizando a promoção de atividades de grande escala no auditório do Cidec-sul, com a oferta de ingressos para a comunidade acadêmica e a realização de ações de ingresso solidário.
No campo ambiental destaca-se o acordo de colaboração com o ICMBio, que resultou na criação do EcoMuseu Lagoas. De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Amaral, o projeto prevê a grafitagem de 13 paredões no Carreiros, com imagens representativas das lagoas da região. “Em 2025 foi iniciado o primeiro mural, que retrata integralmente uma paisagem lagunar, além da previsão de quatro murais adicionais em outros campi e na área da saúde”, completa.
No eixo do cuidado e da inclusão, foi implementado o Projeto Cuidoteca, concebido como uma experiência de acolhimento e apoio aos estudantes e trabalhadores da Universidade. A ação foi oficializada em Brasília, com acordo assinado junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); a FURG é a primeira instituição da Região Sul do país a ter um espaço como esse.
Museu Oceanográfico e Centros Associados
Como parte da Proexc, o Museu Oceanográfico e os Centros Associados são polos de excelência em educação, ciência, inclusão social e formação profissional. Em 2025, foi realizado um trabalho significativo na ampliação da capacidade de atendimento e infraestrutura.
No campo da formação e da inclusão, foram realizadas 12 saídas do projeto Cruzeiro do Saber, atendendo mais de 360 estudantes em atividades práticas de educação ecológica e científica. Também foi concluído o Projeto TransTech, com investimento de R$ 260 mil do Ministério Público do Trabalho (MPT), responsável pela formação de 22 pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade nas áreas de Análise de Dados e Tecnologia da Informação. Outro destaque foi o Curso de Proteção Ambiental (CPA), que formou 22 jovens agentes ambientais.
A criação do Laboratório de Alfabetização Científica, com investimento de R$ 2 milhões do MPT, permitiu o atendimento de mais de 15 turmas de escolas públicas, ampliando o acesso à ciência. Já o lançamento do Centro Multiuso BGV, com patrocínio de R$ 6 milhões para cinco anos, passou a ofertar cursos nas áreas de construção naval, movelaria e operações portuárias.
O convênio com a Transpetro, no valor de R$ 1,5 milhão, possibilitou o aumento do número de estudantes atendidos de 150 para 180 por semestre, além da concessão de bolsas de permanência para enfrentamento da evasão e do baixo ingresso.
O Museu Oceanográfico também recebeu patrocínio de R$ 1 milhão da Finep para a modernização, climatização e digitalização da coleção histórica de malacologia, composta por cerca de 50 mil lotes. No prédio anexo do Centro de Convívio Jovens do Mar (CCMar), foram inauguradas a nova Biblioteca Marcílio Dias, uma padaria-confeitaria e novos Laboratórios de Informática.
Pesquisa e Pós-graduação
Ao longo de 2025, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) ampliou a visibilidade da produção científica da FURG ao realizar, pela primeira vez, o evento “Pós-graduação e Pesquisa na Feira do Livro”, integrando a programação da 50ª Feira do Livro da FURG. A iniciativa reuniu estudantes e público interessado em conhecer a pesquisa desenvolvida na Universidade, com palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos no desafio “Minha Pesquisa em 3 Minutos”. Os melhores trabalhos de mestrado e doutorado foram premiados com recursos destinados à mobilidade acadêmica.
Com foco no estímulo à produção científica e no suporte aos pesquisadores, a Propesp, por meio da Diretoria de Pesquisa (Dipesq), implementou workshops de orientação e passou a divulgar boletins informativos sobre oportunidades de financiamento, visando ampliar a competitividade dos projetos da FURG em editais de fomento. Paralelamente, houve o fortalecimento dos Centros Multiusuários, com modernização administrativa para garantir mais sustentabilidade e foco técnico, investimentos em infraestrutura e o reforço das equipes.
Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade
Ao longo de 2025, a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Secaid) ampliou sua atuação por meio de articulações interinstitucionais, ações formativas e iniciativas de enfrentamento às desigualdades, às violências e ao racismo, reafirmando o compromisso da FURG com a equidade, os direitos humanos e a promoção de uma cultura institucional inclusiva.
No campo das ações afirmativas, a Secaid promoveu e articulou dois eventos de grande relevância que evidenciaram a presença negra na Universidade a partir de uma perspectiva afrocentrada, ampliando o reconhecimento do papel da FURG na luta antirracista.
No eixo de enfrentamento ao assédio e às violências, a Secaid promoveu o curso “Caminhos para o Enfrentamento ao Assédio e outras formas de Violência”, capacitando 114 gestores da FURG, 34 gestores do Hospital Universitário HU-FURG/Ebserh e 100 integrantes da comunidade acadêmica em geral. Outra iniciativa relevante nessa perspectiva foi a Campanha do Banco Vermelho, com a inauguração de três bancos, sendo dois na unidade Carreiros e um no CCMar.
Para a secretária de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Ana Furlong, parte essencial do trabalho realizado em 2025 se refere aos esforços voltados para o campo da saúde mental, em especial os avanços significativos na política institucional de saúde mental. “Entre as ações estruturantes, destaca-se a recomposição da Comissão Especial de Saúde Mental da FURG, com a inclusão de representações do movimento estudantil, da multicampia e da Rede Municipal de Atenção Psicossocial do Rio Grande”, destaca.
Como resposta às demandas emergenciais e em consonância com o Comitê de Gestão em Saúde Mental, foram realizadas produções de materiais informativos e educativos, desenvolvidos com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), como a Cartilha de Primeiros Cuidados Psicológicos e o Guia de Manejo de Situações de Sofrimento Psicológico.
A Secaid também promoveu Rodas de Conversa em Saúde Mental junto a Unidades Acadêmicas e Coordenações de Curso. Complementarmente, foram realizadas 15 turmas de capacitação em Primeiros Cuidados Psicológicos, totalizando 304 pessoas capacitadas.
Inovação e Tecnologia da Informação
Em 2025, a FURG avançou de forma transversal e pioneira na institucionalização da Política de Inovação e Tecnociência Solidária, alinhada às mais recentes interpretações do arcabouço legal da inovação. A política articula inovação tecnológica e tecnociência solidária, fortalecendo uma abordagem integrada e socialmente comprometida no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da Universidade.
No campo da infraestrutura e dos serviços de Tecnologia da Informação, foram realizados investimentos estratégicos, como a ampliação do link institucional, a expansão da área de cobertura de rede, a criação de novos pontos de conectividade e atualização do backbone. O Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) registrou mais de 4 mil atendimentos e solicitações, envolvendo a atualização do Repositório Institucional, a evolução do Programa de Gestão, a implantação do inventário de TI e melhorias em sistemas acadêmicos e de chamamentos.
No âmbito do programa FURG 2030, foram iniciados os projetos-piloto do FURGDigital, incluindo aplicações com Inteligência Artificial, e do aplicativo SouFURG. Paralelamente, houve a qualificação da equipe, com mais de 30% dos servidores do CGTI em processos de capacitação.
De acordo com a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, as ações realizadas pela equipe ao longo do ano geraram impacto socioeconômico significativo no território, com mais de 100 empresas associadas ao ecossistema de inovação da FURG e um crescimento de 300% no número de empresas instaladas no Parque Científico e Tecnológico (Oceantec).
Nos resultados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), a FURG obteve a concessão de 37 pedidos de propriedade intelectual e o depósito de outros 20, envolvendo mais de 200 pesquisadores em projetos de inovação, a concessão de 160 bolsas para estudantes e a participação de mais de 70 pessoas no primeiro Programa de Pré-Incubação da FURG.
“Esse conjunto de ações e resultados também foi reconhecido nacionalmente, com o Prêmio Destaque Startup – Pesquisador Gaúcho (Fapergs) e a classificação como finalista do Prêmio Finep de Inovação, na categoria Ambientes de Inovação”, concluiu a pró-reitora.
Integridade, Transparência e Controle Social
Constituído como um canal de comunicação formal entre a comunidade e a instituição, a Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (Sict), é o órgão responsável por receber, analisar e encaminhar manifestações, garantindo a transparência e a melhoria continua dos serviços. Parte importante desse núcleo se concentra na Ouvidoria, que, em 2025, obteve avaliação positiva da Controladoria-Geral da União (CGU), constatando o adequado exercício das atividades de acordo com as normas e regramentos do Governo Federal.
No entanto, compondo a secretaria desde 2021, no atual exercício, a ouvidoria voltará a ser uma unidade autônoma, vinculada à reitoria.
Outra iniciativa de destaque foi a campanha “#elogiafurg”, criada para estimular a cultura do reconhecimento no âmbito da Universidade, valorizando o trabalho de técnicos administrativos, docentes, terceirizados, estagiários, bolsistas e demais colaboradores.
De acordo com a secretária de Integridade, Transparência e Controle Social, Karina Molina, A ação resultou em um aumento significativo no número de elogios registrados na Ouvidoria. “Enquanto em 2024 foram recebidas duas manifestações desse tipo, em 2025 o número subiu para 24. O elogio é reconhecido como uma manifestação formal de ouvidoria pela Lei nº 13.460/2017, que assegura ao cidadão o direito de expressar satisfação com a prestação de serviços públicos e com a conduta de agentes públicos”, ressaltou.
Com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer a proximidade com a comunidade universitária, a Ouvidoria da FURG passou a atender no Centro de Convivência (CC), desde outubro de 2025. A mudança resultou em aumento expressivo nos atendimentos presenciais pois facilita o acesso da comunidade para o registro de manifestações.
Infraestrutura
Visando melhorar a capacidade instalada dos prédios e campi da instituição, ao longo de 2025 a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) desenvolveu um conjunto de ações estratégicas. Entre as obras concluídas destacam-se o Bloco 4 do CCMar, a climatização do Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS) e do Auditório João Rocha, o abrigo de geradores dos prédios do Centro Integrado de Análises (CIA) e do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (Ceme-sul), a revitalização do Centro de Convivência, a reforma do Prédio 5 de São Lourenço do Sul e a limpeza do lago do CC.
De acordo com o pró-reitor em exercício, Alessandro Morello, a unidade também avançou na reestruturação de setores e levantamentos institucionais, como a reorganização da Divisão de Transportes, visando a qualificação da eficiência operacional, transparência no uso da frota e planejamento estratégico das rotas e atendimentos, além do levantamento de bens móveis, interrompido nos últimos quatro anos.
Paralelamente, foram elaborados projetos de edificações contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre eles a Casa do Estudante e o Restaurante Universitário de São Lourenço do Sul, a qualificação da Unidade Saúde com a finalização das instalações elétricas e climatização, além da implementação da rede de dados em São Lourenço do Sul.
Comunicação
Com o intuito de fortalecer os canais institucionais e promover a integração entre estudantes, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa, a Secretaria de Comunicação (Secom) trabalhou ao longo de 2025 diversas ações voltadas para a produção de conteúdos jornalísticos e peças comunicacionais, por meio da cobertura de eventos, da modernização dos meios digitais e de estratégias de divulgação.
De acordo com a secretária de Comunicação, Alana Pedruzzi, um dos grandes destaques de 2025 é a mudança do perfil da rádio FURGFM, que após cinco anos dedicada ao stream em plataformas digitais, voltará sua atenção para o sinal FM. Com um esforço institucional e coletivo, em dezembro foi dada a largada no início das obras de instalação do novo equipamento, com a nova torre e antena, que potencializará o alcance da emissora no município.
Para Alana, a ação marca uma retomada na difusão de conhecimentos da Universidade e da comunidade acadêmica para toda Região Sul, agora ainda mais fortalecida e qualificada com os novos equipamentos. “Esse processo possibilita também a produção de conteúdo jornalístico, com o enfoque plural, diverso e socialmente referenciado, características da comunicação pública produzida pela FURG”, comenta.
Planejamento e Gestão institucional
Sob a tutela da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), ao longo de 2025, a FURG instituiu os Projetos Estratégicos como eixo estruturante do Planejamento Institucional, alinhados às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Desenvolvidos pela Gestão Superior em articulação com pró-reitorias, secretarias e unidades, os seis projetos resultaram na elaboração do primeiro Plano de Ação Unificado da FURG, aprovado em agosto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), fortalecendo a integração entre unidades, o alinhamento entre planejamento e execução e a qualificação do acompanhamento das ações institucionais.
No âmbito da Avaliação Institucional, a Universidade recebeu 21 visitas virtuais e uma presencial pelo MEC, com 17 cursos alcançando o conceito máximo (Nota 5) e cinco cursos alcançando a nota 4. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Administração, Elenise Rickes, outro ponto importante a ser destacado foi a conclusão da Pesquisa de Imagem da FURG, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A iniciativa, inédita na instituição, tem como foco subsidiar a gestão administrativa com informações sobre a percepção da população local sobre a Universidade e a sua atuação. Na área de gestão documental, a Proplad, por meio da Coordenação de Arquivo Geral, retomou a formação virtual para servidores, envolvendo mais de 50 colaboradores; integrou projetos com UFPel e UFSM para ações recíprocas visando a preservação e recuperação de acervos; iniciou obras de adequação do prédio do Arquivo em parceria com a Proinfra e a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg); e participou de um grupo de trabalho para atualização do código e tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior junto ao MEC.
Frota
Com ações de gerenciamento e administração das embarcações da FURG, a Coordenação da Frota consolidou-se como um eixo estratégico de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, com avanços significativos em produtividade, manutenção e organização técnica.
Segundo o assessor da reitora para Projetos Estratégicos, Mozart Tavares, o aumento das atividades marítimas ampliou as oportunidades de formação prática em Ciências do Mar, com destaque para o navio Ciências do Mar I, que passou de seis saídas em 2024 para 16 saídas em 2025, totalizando 62 dias no mar e mais de 3 mil milhas navegadas. Neste período a embarcação atendeu 11 projetos de ensino e oito universidades das regiões Sul e Centro-Oeste do país.
A Lancha Larus também ampliou sua atuação, passando de quatro para 11 saídas, com 31 dias de mar e cerca de 1.597 milhas navegadas, apoiando seis projetos científicos, incluindo pesquisas sobre microplásticos e contaminação por biocidas. Já os botes Limnosul e Moralles realizaram 69 saídas, atendendo 10 projetos, como o PELD, o monitoramento ambiental do Porto do Rio Grande e estudos sobre tartarugas marinhas.
No campo da manutenção e gestão de ativos, a FURG qualificou tecnicamente sua frota com a implantação de cadernos de inspeção para rotinas semanais e mensais, reforçando a segurança e a longevidade das embarcações. Esse trabalho foi reconhecido no 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA), com a apresentação de estudos sobre a viabilidade de overhaul em motores de propulsão marítima.
O rigor técnico garantiu a plena operação do navio Atlântico Sul, que realizou cinco saídas, somando 77 dias de mar, em apoio a projetos de alta complexidade, após receber mais de R$ 1 milhão em investimentos para manutenção. “Outro avanço foi a organização e preservação da memória técnica da frota, com a classificação e o encaminhamento de documentos históricos ao Arquivo Geral, permitindo o resgate de plantas e esquemas originais das embarcações, hoje integrados ao acervo técnico da Universidade”, destaca Mozart.
Educação à Distância
Em 2025, a Secretaria de Educação a Distância (Sead) consolidou o Fórum de Educação a Distância (EaD) da FURG como espaço estratégico de reflexão, avaliação crítica e debate sobre a oferta da EaD integrada às modalidades presencial e semipresencial, em consonância com o novo Marco Regulatório brasileiro. Realizado em outubro, ao longo de dois dias, a ação ampliou a participação de estudantes, tutores, coordenadores de polo e colaboradores de diferentes localidades.
Segundo o secretário de Educação a Distância, Daniel Silveira, a iniciativa contribuiu para o avanço da política institucional de EaD da Universidade. “O encontro contou com a participação de representantes do Ministério da Educação e do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo EaD Universidade Aberta do Brasil, e promoveu debates sobre a oferta de cursos de graduação à luz do novo marco regulatório, as práticas docentes na EaD e a organização pedagógica, curricular e avaliativa da educação superior”, explica.
A educação a distância na FURG também registrou expansão significativa em 2025, com a oferta de quatro cursos de graduação: Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Tecnólogo em Tradução e Interpretação de Libras; Física Licenciatura (2ª oferta); e Pedagogia (6ª oferta), distribuídos em 14 polos de apoio presencial.
Na pós-graduação lato sensu, foram ofertados sete cursos de especialização EaD, contemplando áreas como Alfabetização, Gestão Escolar, Gestão Pública Municipal, Empreendedorismo, Turismo e Desenvolvimento Regional, além do Curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, coordenado pelo Instituto de Oceanografia em parceria com a SEaD.
Alinhada à Década da Ciência Oceânica da Unesco e a acordos nacionais entre MEC e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), a especialização integra uma rede colaborativa com universidades de diferentes regiões do país e teve sua primeira turma ingressando no segundo semestre de 2025, com 150 vagas distribuídas em seis municípios. A ampliação da EaD também alcançou as ações de extensão, com cursos voltados à educação inclusiva e às relações étnico-raciais, reafirmando a modalidade como estratégia de democratização do acesso, inclusão social e desenvolvimento regional.