O projeto Furgmun, promovido pelo do curso de Relações Internacionais (FURG-SVP), realizou no último dia 10 de junho o evento Conselho de Segurança - Guerra Russo-Ucraniana, uma atividade cuja dinâmica foi simular as práticas da ONU. Essa foi a primeira vez que esse tipo de evento foi produzido pela FURG, a exemplo do que já acontece há muito tempo quase que na integralidade dos cursos de Relações Internacionais no Brasil e no mundo. Nessa atividade, os estudantes são incumbidos representarem um país e eles trabalham como delegados seguindo a política externa do país que representam, simulando uma negociação com as regras das organizações internacionais. A atividade que teve início às 14h30 estendeu-se até a noite.
Pesquisa da FURG sobre fitorremediação é apresentada em evento internacional sobre aceleradores de partículas no Canadá
Aniversário da FURG é celebrado no campus de Santo Antônio da Patrulha
e-COO lança pesquisa sobre a experiência dos usuários da plataforma
"O trabalho transcorreu de maneira maravilhosa, foi uma grande discussão, foi um dia muito importante. Foi a primeira vez que o curso de Relações Internacionais promoveu uma simulação das Nações Unidas nesse modelo. Os alunos se engajaram profundamente e é provável que esse trabalho avance agora e que tenhamos mais algumas edições. A nossa luta é essa, não sabemos ainda muito bem qual vai ser o modelo que a gente vai propor. Mas a ideia é que esse trabalho avance e, quem sabe, até envolvendo mais estudantes, conseguindo incluir os estudantes calouros dos próximos semestres, além de estudantes de outras universidades. Queria também fazer um elogio à estudante Sabrina Viegas, que é a bolsista que cuidou da comunicação, integrando a Secom com o pessoal que estava organizando o evento", avalia o professor
Coronato diz que a ideia desta atividade do Furgmun era discutir a possibilidade de paz entre Rússia e Ucrânia, segundo a proposta doa alunos, conseguindo chegar a um modelo de debate. "Enfim, acho que o evento foi um sucesso e a gente saiu muito satisfeito. Faço um agradecimento mais específico ao professor Fernando Comiran, que além de diretor do campus é professor do curso de Relações Internacionais. Ele foi providencial para que esse processo acontecesse. A equipe de organizadores, os nossos monitores, estudantes do curso de Relações Internacionais e do curso de Turismo, que nos apoiaram também nessa iniciativa.