Pelo segundo ano consecutivo, a FURG recebeu o Selo da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Selo A3P é emitido anualmente para as instituições que preenchem o relatório de monitoramento socioambiental (Ressoa) com informações e dados do ano anterior. O processo de coleta de informações fica sob a coordenação da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), e conta com a colaboração das Pró-reitorias de Infraestrutura (Proinfra), Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e Planejamento e Administração (Proplad).
Inscrições para apresentações de trabalhos e propostas de oficinas encerram no dia 15
Pesquisadora da FURG publica descoberta inédita de tubarão alaranjado
Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG SAP conquista nota máxima em avaliação do MEC
O secretário de Gestão Ambiental, professor Cleber Palma, salienta que o trabalho integrado da equipe permitiu o preenchimento do relatório dentro do calendário inicialmente previsto, embora tenha sido ampliado em função da pandemia da Covid-19.
O reconhecimento é fruto da construção da política ambiental da universidade, que está completando 6 anos, além do processo de institucionalização da gestão ambiental. Vice-reitor da FURG e presidente do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA), o professor Danilo Giroldo lembra que "o compromisso com a sustentabilidade ambiental é histórico na FURG", e que foi consolidado pela Resolução 032/2014 do Conselho Universitário (Consun) que aprovou a Política Ambiental, e pela Deliberação 113/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que regulamentou o SGA da instituição.
O Plano de Ações A3P da FURG tem caráter voluntário, e foi aprovado em 2018 pelo MMA. O Plano busca melhorar o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão de resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a implementação de licitações sustentáveis, e ainda promover a sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica quanto a temas relacionados à sustentabilidade. A universidade incorporou o Plano A3P ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-22, incentivando desta forma que as unidades promovam cada vez mais ações vinculadas à sustentabilidade ambiental.