A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abre nova consulta pública para a 3° edição do Plano de Dados Abertos. Dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeita, eventualmente, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar pela mesma licença, de acordo com a Open Knowledge International (OKF) - organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre. Dados produzidos, coletados ou custodiados por autoridades públicas e disponibilizados em formato aberto são considerados dados abertos governamentais, como os da FURG.
Tratativas para implementação do Parque Tecnológico em Santo Antônio da Patrulha avançam
Gestão avança na revisão do estatuto da Universidade com aprovação da metodologia
Cidec abriga 10ª edição do Congresso Municipal de Educação
Em um cenário onde a informação é um recurso estratégico, o acesso livre a dados governamentais permite que cidadãos, pesquisadores, empresas e organizações da sociedade civil acompanhem, analisem e colaborem na formulação e no aprimoramento de políticas públicas. A abertura desses dados possibilita o desenvolvimento de estudos técnicos, diagnósticos sociais e soluções inovadoras baseadas em evidências, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, inclusiva e responsiva às reais necessidades da população. Por fim, os dados abertos podem servir de base para criar aplicativos, plataformas e soluções digitais que atendam demandas sociais específicas, dinamizando o ecossistema de inovação e gerando valor para a sociedade.
Desde a instituição desta política, foram elaborados dois Planos de Dados Abertos (PDAs), disponibilizando 185 conjuntos de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, publicados em formato CSV, com metadados e glossários de termos que permitem o acompanhamento e o entendimento das informações disponibilizadas. Durante a execução da 1ª edição, foram abertos dados relativos às temáticas de assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, cursos, alunos, editais e concursos públicos e bolsas custodiadas pela FURG. A 2ª edição do PDA previu a abertura de dados relativos a orçamento interno, convênios e chamamentos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Para a disponibilização, esses dados passaram por análise de sigilo e verificação de restrição pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) e foram tratados pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI), para serem ajustados ao formato que corresponde às diretrizes de dados abertos.
Agora, prestes a elaborar a 3ª edição do PDA, a FURG quer ouvir a comunidade sobre quais os próximos dados a serem abertos em uma consulta pública, que inicia nesta quarta-feira, 23 de julho, pode ser respondida até 8 de agosto de 2025, neste LINK.
O novo plano terá vigência para o período de 2025 a 2027, após passar por aprovação pelo Comitê de Governança Digital (CGDig). Mais informações sobre o Plano de Dados Abertos da FURG podem ser obtidas pelo e-mail sitc@furg.br.