TRANSPARÊNCIA

FURG lança consulta pública para abertura do 3º Plano de Dados Abertos

Objetivo é ampliar o acesso à informação por parte da sociedade, promovendo uma cultura de participação e controle social


A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abre nova consulta pública para a 3° edição do Plano de Dados Abertos. Dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeita, eventualmente, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar pela mesma licença, de acordo com a Open Knowledge International (OKF) - organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre. Dados produzidos, coletados ou custodiados por autoridades públicas e disponibilizados em formato aberto são considerados dados abertos governamentais, como os da FURG.

Notícias Relacionadas
Assim, a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal representa um marco essencial para a transparência, a eficiência administrativa e o fortalecimento da democracia no Brasil. Ao estabelecer diretrizes para a disponibilização de dados públicos de forma acessível, estruturada e reutilizável, essa política amplia significativamente o acesso à informação por parte da sociedade, promovendo uma cultura de participação e controle social.
Em um cenário onde a informação é um recurso estratégico, o acesso livre a dados governamentais permite que cidadãos, pesquisadores, empresas e organizações da sociedade civil acompanhem, analisem e colaborem na formulação e no aprimoramento de políticas públicas. A abertura desses dados possibilita o desenvolvimento de estudos técnicos, diagnósticos sociais e soluções inovadoras baseadas em evidências, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, inclusiva e responsiva às reais necessidades da população. Por fim, os dados abertos podem servir de base para criar aplicativos, plataformas e soluções digitais que atendam demandas sociais específicas, dinamizando o ecossistema de inovação e gerando valor para a sociedade.
Desde a instituição desta política, foram elaborados dois Planos de Dados Abertos (PDAs), disponibilizando 185 conjuntos de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, publicados em formato CSV, com metadados e glossários de termos que permitem o acompanhamento e o entendimento das informações disponibilizadas. Durante a execução da 1ª edição, foram abertos dados relativos às temáticas de assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, cursos, alunos, editais e concursos públicos e bolsas custodiadas pela FURG. A 2ª edição do PDA previu a abertura de dados relativos a orçamento interno, convênios e chamamentos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Para a disponibilização, esses dados passaram por análise de sigilo e verificação de restrição pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) e foram tratados pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI), para serem ajustados ao formato que corresponde às diretrizes de dados abertos.
Agora, prestes a elaborar a 3ª edição do PDA, a FURG quer ouvir a comunidade sobre quais os próximos dados a serem abertos em uma consulta pública, que inicia nesta quarta-feira, 23 de julho, pode ser respondida até 8 de agosto de 2025, neste LINK.
O novo plano terá vigência para o período de 2025 a 2027, após passar por aprovação pelo Comitê de Governança Digital (CGDig). Mais informações sobre o Plano de Dados Abertos da FURG podem ser obtidas pelo e-mail sitc@furg.br.

 

 

Galeria