DESTAQUE

Doutoranda da FURG recebe Voto de Louvor da Câmara de Vereadores

Bilina Amaral Peres foi homenageada por sua atuação acadêmica, profissional e ativista no município

Foto: Acervo pessoal

A Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande concedeu, na última sexta-feira, 31, o Voto de Louvor à professora e pesquisadora Bilina Amaral Peres, em reconhecimento à sua relevante atuação acadêmica, profissional e ativista no município. A homenagem reforça o impacto de seu trabalho, que integra a pesquisa de excelência com a prática em educação, especialmente na área das relações étnico-raciais.

Notícias Relacionadas

Bilina Amaral Peres possui uma sólida formação acadêmica focada na temática social, racial e ambiental: é licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); possui pós-graduação em Ensino Religioso, com estudos sobre intolerância religiosa e matriz africana; é mestra em Educação Ambiental pela FURG, com dissertação sobre a mulher preta na constituição do Movimento Negro de Rio Grande e, atualmente, é doutoranda em Educação Ambiental pela mesma universidade. Complementando sua formação, busca expandir seus conhecimentos internacionalmente através de experiência de intercâmbio no âmbito do programa Caminhos Americanos - edição Peru.

Sua atuação profissional e ativista é marcada pelo compromisso antirracista. Bilina Amaral Peres é professora da rede pública municipal de ensino do Rio Grande, dedicando-se há anos à coordenação de projetos voltados para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na rede de ensino. Sua pesquisa é desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Direito e Educação Ambiental (GPDEA/FURG/CNPq). No campo social, faz parte da executiva da Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) Rio Grande, sendo também coordenadora do Movimento Popular de Cultura Afro (MPCA). Sua militância é intrínseca à sua existência, sendo remanescente quilombola e utilizando a educação e as expressões culturais como principais ferramentas na luta antirracista, feminista e de classe.

A homenageada expressa sua gratidão ao vereador proponente do ato Jefferson Bonilha Mendes (Lary) e a todas as autoridades da Mesa - vereador Salomão Moraes, que presidiu a sessão; vereador Glauber Nunes Pedroso; Secretária Adjunta da Cultura Janice Machado Salomão Hias; e presidente da Unegro, Eliane Menezes Costa. Emociona-se, especialmente, pela presença de sua mãe, Maria da Graça da Silva Amaral, técnica administrativa em educação aposentada da FURG, a quem credita o alicerce de todas as suas conquistas, sendo sua presença a maior alegria da cerimônia.

Para a homenageada, o Voto de Louvor é um reconhecimento formal à relevância da promoção da educação ambiental e das relações étnico-raciais, e do impacto positivo de sua pesquisa e militância para a comunidade local.