Na manhã desta sexta-feira, 9, a reitora Suzane Gonçalves informou para a comunidade universitária da FURG que a instituição aplicará de forma imediata as novas regras de Transição para Aceleração por Capacitação e Progressão por Mérito para técnicos-administrativos em educação (TAEs), definidas pela Medida Provisória nº 1286/2024, de autoria da Presidência nacional. A decisão, em âmbito da Universidade, foi tomada em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Além de criar novas carreiras no Serviço Público como a de Desenvolvimento Socioeconômico, por exemplo, a medida é responsável por alterar a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, assim como também altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações.
O texto da MP aponta, ainda, uma série de esforços para a reestruturação de cargos efetivos, planos de cargos e carreiras; padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho; altera as regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira; transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, além de encaminhar outras providências administrativas.
De acordo com o entendimento da Universidade, a adesão ao texto da medida não requer de nenhuma alteração em regulamentos vigentes, e, portanto, a Progep já iniciou o processo de preparação institucional de transição para que o texto observado na MP – e disponível na íntegra aqui – seja integrado ao cotidiano administrativo da FURG, sem prejuízo aos seus servidores.