RÁDIO

FURG FM comemora 35 anos com nova programação para 2024

Noticiários, entretenimento, novas parcerias e o resgate de programas clássicos estão entre as atrações

Foto: Fernando Halal/Secom

A FURG FM chega aos 35 anos neste sábado, 16 de dezembro, com uma nova grade de programação planejada para a próxima temporada. Noticiários, entretenimento, novas parcerias e o resgate de programas tradicionais estão entre as atrações da rádio.

Notícias Relacionadas

"Neste momento, o que importa ao celebrar o aniversário da rádio é olhar para frente, com a certeza de que teremos muitas novidades na grade de programação", adianta o secretário de Comunicação da FURG, Law Tissot. "Apesar das crises e desafios que nos atravessam, a universidade e a Secom continuam tratando a rádio com enorme carinho e responsabilidade, cientes de sua importância para a comunicação da FURG e de toda a região".

Desde 1988, a rádio exerce esse papel de relevância como uma emissora não apenas educativa, mas cultural. De forma eclética, a programação musical traz como destaques programas temáticos de música clássica, jazz, blues e rock, e faixas voltadas para a música popular brasileira. Buscando priorizar a multiplicidade de vozes, informações e opiniões, a FURG FM é uma grande ferramenta de aproximação da universidade com a comunidade, por sua comunicação direta e caráter interativo.

Atualmente o principal produto da FURG FM é também o seu programa mais antigo em atividade: o FM Café, transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal oficial da FURG no YouTube.

Programas já tradicionais, como Paralelo 30, Pluriverso, Expresso da Música, Notas de Expressão e 3 Gerações, seguem na grade de programação no próximo ano. E outras atrações vêm aí, como um programa formado em parceria com os sindicatos locais dos Jornalistas e dos Radialistas, anunciada este mês.

Apesar de ser instituída em 16 de dezembro de 1988, a chamada Rádio Universidade do Rio Grande FM Educativa teve seu embrião formado na década de 1970, época de um movimento de idealismo de lideranças universitárias, em que começavam os trabalhos para a implantação da rádio. Nessa fase inicial, a emissora conseguiu reunir programadores e operadores de forma voluntária, que doaram seu tempo e esforços para a consolidação da FURG FM.

A primeira sede da rádio foi estabelecida na rua Luís Lorea, no centro do Rio Grande, e que hoje abriga o Museu da Comunicação Rodolfo Martensen. Posteriormente, a rádio passou a funcionar no Pavilhão 8 do IFRS Campus Rio Grande. Hoje, o estúdio da FURG FM tem seu endereço no prédio da Secom, no campus Carreiros.

A programação da FURG FM pode ser acompanhada neste link.