FURG FM

FM Café retorna nesta terça, 19 com o tema Abril Indígena

Programa será exibido ao vivo pelo canal da FURG no YouTube a partir das 13h

Tradicional produto jornalístico da FURG, o FM Café, retorna nesta terça-feira, 19, para mais uma temporada de episódios. No ar há mais de 20 anos, durante a pandemia, o programa teve seu formato alterado duas vezes para se adaptar às condições impostas pelo período, sendo inicialmente transmitido em live, pela página da FURG no Facebook; e em setembro de 2021, passou a ser exibido como um podcast, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da universidade no YouTube.

Notícias Relacionadas
De acordo com Tammie Faria, que apresenta o programa sazonalmente desde 2008 – e de forma ininterrupta desde 2019 -, o formato online durante a pandemia representou um esforço coletivo para aproximar a universidade do ouvinte em um momento sensível e de incertezas. “Optamos por aproximar ainda mais a FURG e a comunidade, trazendo informações sobre as ações da instituição no combate e prevenção à covid-19, seu protagonismo e o papel da ciência contra a desinformação”, explicou a jornalista.

Ainda segundo Tammie, a presença online do programa – e posterior formato em podcast -, ampliou o público, reforçando que “a comunicação pública pode e deve estar próxima daqueles que nem sabem que precisam de informação”, concluiu.

Sobre a temporada 2022

O FMCafé retorna nesta terça-feira, 19, das 13h às 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal da FURG no Youtube. Na oportunidade, Tammie apresentará o programa ao lado da jornalista Juliana Rodrigues, tratando como tema principal a pauta Abril Indígena.

Com o retorno presencial integral às atividades administrativas na FURG, acontecido em 4 de abril, a efetiva ocupação do prédio da Secretaria de Comunicação, e a finalização da instalação técnica necessária para que a transmissão ocorra diretamente do Campus Carreiros - por meio da compra de uma nova antena e equipamentos transmissores; o grande desafio técnico do ano reside em adaptar o programa para a presencialidade, visando as diversas potencialidades que a estrutura oferece. Do outro lado, do ponto de vista humano, a equipe vive um momento de motivação e entusiasmo, se preparando para as novas possibilidades do atual contexto.