Os dados gerais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025, que constitui a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), foram divulgados nesta quarta-feira, 20, pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2025, 227 estudantes de 13 cursos de licenciatura da FURG realizaram a prova do PND. Desses, 88,5% ficaram acima do nível básico de proficiência. Em todo país, 65% dos participantes da PND 2025 atingiram a proficiência.
Inscrições para o Enem 2026 abrem na segunda-feira, 25
Docente da FURG realiza missão acadêmica em Portugal
Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes realiza workshop sobre atividades no Oceano Austral
Em comparação com o desempenho dos estudantes de licenciatura das outras universidades federais gaúchas, a FURG obteve o segundo melhor percentual, ficando atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que atingiu 94,4%. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ficou em 3º, com 87,2%.
Cinco licenciaturas da FURG atingiram a nota máxima (5) no Conceito Enade: Ciências Biológicas (Campus Rio Grande), Geografia (Campus Rio Grande), História (Campus Rio Grande), Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (Campus São Lourenço do Sul) e Pedagogia (Campus Rio Grande). Esse conceito é definido pelo percentual de estudantes concluintes participantes que atingiram ou superaram o padrão mínimo de desempenho.
Esses percentuais e os comparativos estão apresentados nas tabelas de desempenho elaboradas pela Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (DAI/Proplad/FURG), disponíveis abaixo. De acordo com as tabelas, as licenciaturas em Geografia (Campus Rio Grande), Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (Campus São Lourenço do Sul) e Letras Português/Espanhol (Campus Rio Grande) da FURG ficaram em primeiro lugar frente às licenciaturas das demais universidades federais gaúchas, na sua área de avaliação.
O MEC disponibilizou as informações de desempenho de cada curso de licenciatura na prova, com dados sobre a quantidade de estudantes que realizaram a prova; o percentual dos estudantes que ficaram acima no nível básico; o conceito Enade, e a colocação do curso, dentro da sua área de avaliação, entre outros.
A equipe da DAI/Proplad FURG destaca que a divulgação contempla apenas os resultados da prova e que, com os resultados disponíveis, é possível verificar os desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura que realizaram a prova. Ainda não foram divulgados os resultados do índice de diferença de desempenho (IDD) entre Enade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os indicadores do Questionário do Estudante e os indicadores relativos ao corpo docente. A equipe reforça que somente depois da divulgação dessas informações é que se conhecerá o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cada curso das universidades. O CPC é um indicador de qualidade do MEC que avalia os cursos de graduação no Brasil e o desempenho dos estudantes no Enade compõe uma parte dessa avaliação.
Enade das Licenciaturas e PND
O Enade das Licenciaturas fornece uma visão sistêmica da qualidade da formação inicial de professores no País, criando condições de direcionamento das políticas de melhoria e regulação da formação docente.
A Prova Nacional Docente segue a matriz e teste do Enade das Licenciaturas e foi criada no âmbito do Programa Mais Professores para o Brasil, para o fortalecimento do ingresso na docência. O objetivo é subsidiar os entes federativos na seleção de profissionais para suas redes de ensino e estimular a realização de concursos públicos e processos seletivos qualificados nas redes públicas de ensino do Brasil.
Podem participar da prova, estudantes de licenciatura e profissionais formados em licenciatura ou com licença pedagógica. As matrizes de referência de cada curso definem o perfil esperado dos docentes e competências, habilidades e conteúdos avaliados.
A PND não é uma certificação para o ofício de professor, mas uma porta de entrada adicional para as redes de ensino públicas. As redes têm autonomia para usar os resultados da PND em seus processos seletivos e, em todo país, 1530 redes aderiram ao PND para seus processos seletivos.
A estimativa geral aponta uma demanda anual por docentes em 5% do número atual de docentes em atividade, totalizando uma necessidade de cerca de 118 mil professores. Conforme os resultados divulgados, 492 mil participantes alcançaram o padrão proficiente, o que supriria essa demanda.
Como funciona o cálculo do desempenho no Enade
A equipe da DAI/Proplad informa que, para o cálculo do desempenho dos participantes na prova do Enade de 2025, houve uma mudança na metodologia utilizada. Nos resultados divulgados, o desempenho foi estimado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), abordagem que permite modelar a proficiência dos estudantes com base no padrão de respostas aos itens. O modelo de TRI adotado é o modelo de Rasch, ou modelo logístico de um parâmetro (1PL).
A partir dessa análise, combinada ao método Angoff, técnica psicométrica usada para definir a nota de corte ou o padrão mínimo de aprovação em exames, é definido, para cada área de avaliação, o padrão mínimo de desempenho, correspondente ao desempenho igual ou acima do nível básico.
Em seguida, calcula-se o percentual de estudantes concluintes participantes que atingiram ou superaram esse padrão. Esse percentual é utilizado para a definição do Conceito Enade do curso, em uma escala de 1 a 5. Nessa escala a nota será 5 se o percentual de estudantes concluintes que ficaram acima do nível básico ficou igual ou superior a 0,9; a nota será 4 se o percentual ficou igual ou superior a 0,75 e menor que 0,9; a nota será 3 se o percentual ficou igual ou superior a 0,6 e menor que 0,75; a nota será 2 se o percentual ficou igual ou superior a 0,4 e menor que 0,6; e a nota será 1 se o percentual ficou menor que 0,4.
Confira abaixo as tabelas elaboradas pela DAI/Proplad/FURG e o material utilizado pelo MEC na divulgação dos resultados do Enade das Licenciaturas.
*com informações da DAI/Proplad/FURG e MEC