A Escola Edgard Coelho do Bairro Santos Dumont, de São Leopoldo, voltou a contar com sua biblioteca. A reinauguração do espaço, tão importante para os alunos e professores, aconteceu na tarde da última terça-feira, 19, e uma comitiva do campus FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG SAP), acompanhada da vice-diretora, Darlene Webler, esteve prestigiando o evento.
Faurg inaugura nova sede no campus Carreiros
Cerimônia de Transmissão do Cargo de Reitor acontece nesta quarta, 15, no Cidec-sul
Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Ela explicou que o campus FURG SAP, entrou na corrente de solidariedade para ajudar vítimas das enchentes de maio deste ano. A iniciativa dos alunos, fez nascer o projeto " SOS Enchentes: mãos solidárias do Brasil ao RS".
Darlene foi a coordenadora do projeto, e contou que uma grande dinâmica de captação de donativos diversos (alimentos, vestuário, limpeza, higiene pessoal, materiais escolares e outros itens) se instalou no campus. Os donativos eram depositados em diferentes salas do Prédio 1 da Unidade Bom Princípio, para serem triados e organizados para distribuição. A logística de entrega foi realizada pela FURG SAP em diferentes bairros de cidades como Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Gravataí, Osório, Tramandaí e outras.
“Foi um trabalho intenso ao longo de maio e junho, em que parcerias foram estabelecidas com comunidades religiosas, associações de bairros, escolas e outras ONGs. Ao final, foi feita uma campanha de captação de materiais escolares para serem destinados à escolas. Os donativos vieram de diferentes cidades de estados brasileiros, especialmente de São Paulo, Minas Gerais e Paraná”, lembra Darlene.
Em decorrência dessa mobilização, a FURG a indicou para integrar o Comitê de Apoio às Crianças e Adolescentes de Escolas Devastadas, sob a coordenação da Promotoria Pública/Setorial da Educação no Vale dos Sinos, assumindo assim, o acompanhamento a três escolas de ensino básico localizadas em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Naquele momento, a tarefa foi ajudar na reconstrução das bibliotecas escolares.
Para os estudantes envolvidos diretamente (Samantha Loeschener, Gabriele Santos, Ana Beatriz Amaral, Mariana Gonçalves e Ricardo Rolim) foi uma experiência única, "as melhores aulas que já tivemos, pois essa ação nos colocou na vida real em que é preciso agir rápido diante de tragédias ", relatou Samantha.