INOVAÇÃO

Diretor de operações da Embrapii visita a FURG para estreitar relação institucional sobre ações de inovação e empreendedorismo

Na oportunidade, Carlos Eduardo palestrou para estudantes, técnicos, docentes e empresários da cidade

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na última quinta-feira, 16, o diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), esteve cumprindo agenda de visitação na FURG. Na ocasião, o professor foi recepcionado pela equipe da unidade Embrapii da universidade (iTec/FURG-Embrapii) para conhecer a capacidade instalada da instituição. O diretor também participou de uma reunião com o reitor Danilo Giroldo, a respeito dos desafios de desenvolver inovação formando parcerias entre academia e setor produtivo. Na sexta-feira, 17, Carlos palestrou sobre o tema para estudantes, técnicos, docentes e empresários.

Notícias Relacionadas
A atividade contou com transmissão ao vivo pelo canal da FURG no Youtube – para acessar clique aqui – e fez parte da série Oceantalks que abrange o tema da inovação e do empreendedorismo dentro do espectro da quádrupla hélice social, composta pela universidade, governo, sociedade civil e empresas. Na oportunidade, o diretor do parque científico e tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, manifestou seu contentamento com a oportunidade. “É uma alegria poder fazer esse talks em cima do projeto Embrapii. Tem sido um grande diferencial para nós, e ainda estamos aprendendo a como operacionalizar nossas potencialidades enquanto instituição dentro desse sistema.

Inovação: relação vital entre universidade e setor produtivo

A atividade, que aconteceu em modelo híbrido, misturando participação presencial e virtual, debateu os rumos da inovação no Brasil, bem como a importância e a atuação da Embrapii nesse cenário, seus desafios e objetivos para a mudança desse panorama pela perspectiva do setor produtivo e das universidades. Segundo Carlos, a relação entre academia e empresa é vital quando observados países desenvolvidos e grandes produtores de soluções inovadoras, cultura essa que deve ser fomentada e estimulada no país.

“No Brasil existe a ausência da cultura da inovação, motivada pelo pensamento de que isso é um gasto e não um investimento; que não dá retorno. Em nosso país existem grupos de pesquisa qualificados, o que é uma vantagem, já que não precisamos começar do zero nesse sentido. Por outro lado, se olharmos pela inovação, estamos lá embaixo nos rankings internacionais; na prática, não conseguimos transformar conhecimento em nota fiscal, por assim dizer, e esse foi o desafio que motivou a criação da Embrapii”, explicou Carlos durante o evento.

iTec FURG: a Embrapii em ação

Segundo o reitor, o processo de instalação de uma unidade Embrapii na FURG fez com que processos internos fossem revistos, reestruturando uma série de ações para o fomento de uma cultura de inovação dentro da universidade. Recentemente, como um dos resultados deste trabalho gradual, a universidade foi reconhecida como a instituição de ensino superior mais empreendedora do Rio Grande do Sul.

“O Brasil tem excelente capacidade científica instalada nas universidades e também um parque industrial importante, porém ainda carece de plataformas eficientes de aproximação entre os dois espaços para promover processos de desenvolvimento apoiados na inovação. A Embrapii vêm cumprindo esse papel com excelência e este é o único caminho para que o país tenha competitividade industrial no cenário internacional e para que os processos de desenvolvimento territorial sejam enraizados a partir de atores locais”, explicou Danilo.

Por fim, durante o evento, a coordenadora do Centro de Robótica e Ciência de Dados da FURG (iTec/FURG – Embrapii), Silvia Botelho, apresentou os resultados do primeiro ano de operações plenas da unidade, debatendo, também, os desafios encontrados ao longo das atividades, assim como a maneira com que foram trabalhadas as oportunidades criadas.

“Fomos cadastrados em agosto do ano passado; em janeiro de 2021 instituímos um programa de excelência operacional e em fevereiro contratamos o nosso primeiro projeto, assinado em conjunto com a Refinaria de Petróleo Riograndense. Desde então prospectamos novos projetos, aprimoramos nosso fluxo interno e nossa organização de procedimentos, institucionalizamos parcerias e participamos de uma série de workshops, nos aproximando cada vez mais da própria Embrapii, de pesquisadores de áreas correlatas e de outras unidades. Em agosto, assinamos cinco projetos, e, agora em dezembro, assinamos outro; este é o resultado de toda organização que estipulamos e trabalhamos desde o começo do ano”, destacou Silvia.

 

Galeria

Diretor de Operações da Embrapii visitou a FURG para estreitar laços e debater inovação

Hiago Reisdoerfer/Secom