RANKING

FURG é a universidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul

Universidade ocupa também a 12ª posição no cenário nacional; informações são da Fejers

Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira, 8, a FURG recebeu o certificado de 12ª universidade mais empreendedora do país. As informações são do Ranking Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Na ocasião, a universidade recebeu destaque em outras duas áreas, ocupando a 3ª colocação nacional na categoria inovação, e a 1ª posição entre as universidades empreendedoras do Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas
De acordo com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada, o reconhecimento impulsiona o comprometimento empregado nas ações desenvolvidas dentro da universidade para o amadurecimento do tema, bem como, consolida o espaço singular que ocupa no contexto regional da inovação. “Nós estávamos galgando algumas posições desde 2017, quando ocupamos a 38º posição no cenário nacional. Em 2019 passamos para 19ª colocação, e agora, em 2021, chegamos na 12ª”, recordou o professor.

O ranking é composto por seis pilares: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro; cada um com seus respectivos rankings isolados. Aqui, a FURG se destaca novamente ao ocupar a 3ª posição no eixo “inovação”. “Em 2019 havíamos ocupado a 5ª colocação neste mesmo nicho, o que também demonstra nosso crescimento em todas as áreas de indicadores”, completou Alessio.

“Este é um grande feito; o ranking é composto pela pesquisa de percepção da comunidade acadêmica, mas também engloba diversos indicadores, o que atribui de forma ainda mais concisa a expansão da FURG na área. Isso é um motivo de grande orgulho para nós”, destacou o coordenador. "É importante ressaltar e agradecer a parceria do Sebrae Regional Sul, instituição que tem sido grande parceira das ações empreendedoras da FURG e que contribuiu para o desenvolvimento crescente de nossos projetos", concluiu Alessio.  

Desenvolvimento, expansão e reconhecimento

Para o reitor Danilo Giroldo, o reconhecimento demonstra o quanto a FURG vem progressivamente avançando no desenvolvimento de ações na área da inovação e do empreendedorismo, resultado direto do envolvimento de diversas pessoas iniciado em gestões administrativas anteriores. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho de diversos gestores capacitados e dedicados que trabalharam muito pela ampliação da excelência na área; gestores esses que fazem parte tanto da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, quanto do Parque Científico e Tecnológico, e, também, da recém criada Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti)”, destacou o gestor.

Ainda segundo Danilo, o resultado obtido só faz sentido porque a comunidade tem grande aderência a esse tema, e portanto, o coloca como uma das suas demandas, cabendo à gestão ouvir e empregar os projetos e ações necessários para chegar nos objetivos esperados pela comunidade. “A gestão não constrói ações para si própria, e sendo assim, os resultados só aparecem quando a comunidade tem aderência às ações propostas pela gestão. Esse resultado apresenta uma estruturação da gestão para atender uma demanda da comunidade, como a própria estruturação e apoio às empresas júniores, o estímulo ao empreendedorismo e todos os programas relacionados à inovação tecnológica. O resultado do ranking é muito expressivo pois existe, por trás dessa conquista, o trabalho de uma série de gestores dedicados e a adesão da comunidade”, concluiu o reitor.

Para conferir o material produzido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores com a listagem das universidades, os indicadores e o formato de avaliação, clique aqui.