A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu, nesta semana, os números de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica que serão disponibilizadas para estudantes de graduação no ciclo de 2025-2026.
Projeto de extensão do Imef fomenta conhecimento na sala de aula e destaca participação feminina na ciência
Reserva de minerais críticos é importante para "assegurar tecnologia do país", aponta secretário de Gestão Ambiental da FURG
Núcleo de Memória do ICB inaugura novas dependências com exposição
Apesar de não estar prevista no cronograma do edital, essa etapa está sendo conduzida de forma transparente e informativa, reafirmando o compromisso da Propesp com a lisura dos processos seletivos.
"O ano de 2025 marca um avanço significativo na consolidação da pesquisa e da inovação tecnológica na Universidade. O aumento do número total de bolsas evidencia o fortalecimento dessas ações na FURG", evidenciou a Propesp.
Entre os destaques, também está a ampliação das políticas de Ações Afirmativas (AAF), que agora contemplam coordenadores e estudantes. Como resultado, a Fapergs destinou 10% de bolsas adicionais vinculadas às AAF.
"Uma conquista relevante para a promoção da inclusão e da diversidade nas atividades acadêmicas", complementou a Propesp.
No total, a FURG contará com 200 bolsas do CNPq, 122 bolsas da Fapergs e 70 bolsas EPEC/FURG no próximo ciclo.
A Propesp parabeniza todas as pessoas envolvidas e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação como pilares do desenvolvimento regional e nacional.