Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a reitora da FURG, Suzane Gonçalves, destaca a importância da data como um momento de celebrar e reafirmar lutas e conquistas femininas. Em vídeo institucional publicado nas redes sociais da Universidade (confira aqui), ela ressalta o avanço das mulheres na gestão universitária e a quebra de barreiras históricas dentro da instituição.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
“Como reitora da FURG, tenho muito orgulho de demarcar o papel das mulheres na gestão universitária. A luta feminina é uma trajetória de conquistas que enfrentam o machismo e o patriarcado ainda presentes na nossa sociedade”, afirmou.
A universidade tem alcançado marcos importantes nesse cenário. Pela primeira vez, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prograd) e a direção do Instituto de Oceanografia (IO) são lideradas por mulheres. Além disso, em mais de 50 anos de história, a FURG tem sua segunda reitora e, atualmente, conta com mulheres a frente de seis das oito pró-reitorias da instituição, reforçando o avanço da representatividade feminina na administração universitária.
De acordo com Suzane, a gestão atual busca evidenciar a capacidade das mulheres de atuar onde desejarem. “Queremos garantir que elas tenham voz e vez nos espaços de decisão, assim como os homens sempre tiveram”, enfatizou a reitora.
Pensando no bem-estar e na inclusão das mulheres no ambiente acadêmico, Suzane revelou que faz parte do planejamento da gestão a implementação de salas de amamentação em seus diferentes campi ainda neste ano, criando um ambiente mais acolhedor para mulheres que são mães, estudantes e trabalhadoras. Para a reitora, a luta pela equidade de gênero é permanente. “Estamos também pensando em políticas que olhem para o cuidado das mulheres. Continuamos na luta e seguimos tendo conquistas a cada passo que nós damos nesse processo”, concluiu.
Com transformações constantes que miram um futuro mais inclusivo e com mulheres ocupando mais espaços de poder, a FURG segue fortalecendo a presença feminina na ciência, na gestão e na construção de uma universidade mais igualitária e acolhedora para as mulheres.
Ações do Março Lilás
Com o início do mês, a FURG vive a campanha do Março Lilás 2025, e o projeto Agenda Social divulga uma série de ações voltadas à luta, resistência e existência das mulheres. O tema desta edição é Mulheres por Justiça Socioambiental.
A Direção de Arte e Cultura (DAC) deu início ao projeto Poesia no Espelho - O que vês quando te olhas no espelho?. Trata-se de um convite a se olhar no espelho e deixar que os sentimentos/palavras/emoções cheguem. Após, ficam à disposição papéis e canetas para que cada um/uma escreva essa palavra e a pendure no varal poético. A ideia é, depois, plastificar as palavras-poemas e pendurar em árvores ou deixar em varais pelo Centro de Convivência (CC) e pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas. O ponto de partida é o CC, durante a Acolhida Cidadã, e depois, no modo itinerante, o projeto chegará às outras unidades e campi.
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), com o apoio da superintendente de Empreendedorismo Adriana Dias da Silveira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMAR), montou a Mostra Traços e Versos de Resistência, no Espaço Coworking do Mercado Público de Rio Grande. A mostra está aberta para visitação até o dia 31 de março.
Em suas redes sociais, o Gese também vem publicando 31 cards com poesias e desenhos sobre questões de gênero, oriundos da Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero. Outras atividades do grupo são a fixação de cartazes com poesias e desenhos em ônibus das linhas municipais, e a organização de atividades para serem utilizadas em sala de aula, enviadas por professores/as que participam do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero.
Integrando as atividades do Março Lilás da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, a radioweb eXperimental, vinculada à Secretaria de Educação a Distância (Sead), reuniu nesta playlist alguns canais feito por mulheres podcasters, abordando diferentes assuntos que envolvem a vida das mulheres na sociedade. Quem quiser colaborar e enriquecer essa lista, pode enviar sua mensagem no site.
O setor de Enfermagem da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep) realiza, ao longo do mês, coleta de exame de colo uterino para rastreamento do câncer e consulta de enfermagem. Em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a DAS também dá início neste dia 8 a uma série de postagens com relatos em vídeo de servidoras abordando cuidados com a saúde.
Ao longo do mês de março, a Secom também dá sequência à série de vídeos "Mais Mulheres na Ciência", veiculados nas redes sociais da FURG.
No dia 1º de abril, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realiza uma conversa sobre o PNAES, intitulada "Mulheres Universitárias: Existimos, Resistimos". A palestra acontece no auditório das Pró-reitorias, em horário a ser definido.
Nos dias 17 e 24 de abril, acontece um ciclo de palestras com a juíza de Direito Denise Dias Freire e a delegada Alexandra Carolina Pérez Sosa, ambas atuantes em suas áreas na cidade do Rio Grande. Elas vão refletir sobre a possível relação entre a violência doméstica e ambientes de ecossistemas costeiros, tendo em vista as características das diferentes comunidades que residem no município, dentre as quais vivem mulheres e crianças.