8 DE MARÇO

Dia Internacional da Mulher: Reitora reflete sobre a presença feminina na FURG

Em vídeo institucional, Suzane Gonçalves destaca a liderança feminina na Universidade e a importância de políticas que promovam o cuidado no ambiente acadêmico

Foto: Reprodução/YouTube

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a reitora da FURG, Suzane Gonçalves, destaca a importância da data como um momento de celebrar e reafirmar lutas e conquistas femininas. Em vídeo institucional publicado nas redes sociais da Universidade (confira aqui), ela ressalta o avanço das mulheres na gestão universitária e a quebra de barreiras históricas dentro da instituição.

Notícias Relacionadas

“Como reitora da FURG, tenho muito orgulho de demarcar o papel das mulheres na gestão universitária. A luta feminina é uma trajetória de conquistas que enfrentam o machismo e o patriarcado ainda presentes na nossa sociedade”, afirmou.

A universidade tem alcançado marcos importantes nesse cenário. Pela primeira vez, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prograd) e a direção do Instituto de Oceanografia (IO) são lideradas por mulheres. Além disso, em mais de 50 anos de história, a FURG tem sua segunda reitora e, atualmente, conta com mulheres a frente de seis das oito pró-reitorias da instituição, reforçando o avanço da representatividade feminina na administração universitária.

De acordo com Suzane, a gestão atual busca evidenciar a capacidade das mulheres de atuar onde desejarem. “Queremos garantir que elas tenham voz e vez nos espaços de decisão, assim como os homens sempre tiveram”, enfatizou a reitora.

Pensando no bem-estar e na inclusão das mulheres no ambiente acadêmico, Suzane revelou que faz parte do planejamento da gestão a implementação de salas de amamentação em seus diferentes campi ainda neste ano, criando um ambiente mais acolhedor para mulheres que são mães, estudantes e trabalhadoras. Para a reitora, a luta pela equidade de gênero é permanente. “Estamos também pensando em políticas que olhem para o cuidado das mulheres. Continuamos na luta e seguimos tendo conquistas a cada passo que nós damos nesse processo”, concluiu.

Com transformações constantes que miram um futuro mais inclusivo e com mulheres ocupando mais espaços de poder, a FURG segue fortalecendo a presença feminina na ciência, na gestão e na construção de uma universidade mais igualitária e acolhedora para as mulheres.

Ações do Março Lilás
Com o início do mês, a FURG vive a campanha do Março Lilás 2025, e o projeto Agenda Social divulga uma série de ações voltadas à luta, resistência e existência das mulheres. O tema desta edição é Mulheres por Justiça Socioambiental.

A Direção de Arte e Cultura (DAC) deu início ao projeto Poesia no Espelho - O que vês quando te olhas no espelho?. Trata-se de um convite a se olhar no espelho e deixar que os sentimentos/palavras/emoções cheguem. Após, ficam à disposição papéis e canetas para que cada um/uma escreva essa palavra e a pendure no varal poético. A ideia é, depois, plastificar as palavras-poemas e pendurar em árvores ou deixar em varais pelo Centro de Convivência (CC) e pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas. O ponto de partida é o CC, durante a Acolhida Cidadã, e depois, no modo itinerante, o projeto chegará às outras unidades e campi.

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), com o apoio da superintendente de Empreendedorismo Adriana Dias da Silveira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMAR), montou a Mostra Traços e Versos de Resistência, no Espaço Coworking do Mercado Público de Rio Grande. A mostra está aberta para visitação até o dia 31 de março.

Em suas redes sociais, o Gese também vem publicando 31 cards com poesias e desenhos sobre questões de gênero, oriundos da Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero. Outras atividades do grupo são a fixação de cartazes com poesias e desenhos em ônibus das linhas municipais, e a organização de atividades para serem utilizadas em sala de aula, enviadas por professores/as que participam do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Integrando as atividades do Março Lilás da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, a radioweb eXperimental, vinculada à Secretaria de Educação a Distância (Sead), reuniu nesta playlist alguns canais feito por mulheres podcasters, abordando diferentes assuntos que envolvem a vida das mulheres na sociedade. Quem quiser colaborar e enriquecer essa lista, pode enviar sua mensagem no site. 

O setor de Enfermagem da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep) realiza, ao longo do mês, coleta de exame de colo uterino para rastreamento do câncer e consulta de enfermagem. Em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a DAS também dá início neste dia 8 a uma série de postagens com relatos em vídeo de servidoras abordando cuidados com a saúde.

Ao longo do mês de março, a Secom também dá sequência à série de vídeos "Mais Mulheres na Ciência", veiculados nas redes sociais da FURG.

No dia 1º de abril, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realiza uma conversa sobre o PNAES, intitulada "Mulheres Universitárias: Existimos, Resistimos". A palestra acontece no auditório das Pró-reitorias, em horário a ser definido.

Nos dias 17 e 24 de abril, acontece um ciclo de palestras com a juíza de Direito Denise Dias Freire e a delegada Alexandra Carolina Pérez Sosa, ambas atuantes em suas áreas na cidade do Rio Grande. Elas vão refletir sobre a possível relação entre a violência doméstica e ambientes de ecossistemas costeiros, tendo em vista as características das diferentes comunidades que residem no município, dentre as quais vivem mulheres e crianças.