COMUNICAÇÃO

Secom, Proinfra, Faurg e Furerg avançam na instalação da nova antena da Rádio FURG FM

Após cinco anos focando em plataformas digitais, emissora volta sua atenção para o sinal FM

Foto: Acervo/Secom

Criada em 1988 com a intenção de disseminar conhecimentos produzidos pela FURG para a comunidade local e regional, a Rádio FURG FM – 106,7 é uma emissora educativa e cultural. Contando com uma extensa faixa musical e programas voltados para aproximar a comunidade da instituição, ao longo de mais de mais de 30 anos esteve no ar e no imaginário cultural da cidade do Rio Grande.

Notícias Relacionadas
No entanto, com os desafios orçamentários, o desgaste de equipamentos e, principalmente, os impactos causados pela pandemia no início da década de 2020, o perfil da emissora migrou e, dessa forma, assumiu um foco voltado para o ambiente digital, explorando as possibilidades do streaming. Há cinco anos operando nessa nova dinâmica, agora a rádio universitária retoma sua atenção para qualificar o sinal FM.

Nesta quinta-feira, 11, foi dado mais um passo nesse processo, com o avanço das obras de instalação do novo equipamento de transmissão da FURG FM, incluindo a nova antena. A ação é conduzida pela Secretaria de Comunicação (Secom), pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg) e pela Fundação de Radiofusão do Rio Grande (Furerg).

De acordo com a secretária de Comunicação, Alana Pedruzzi, a ação marca uma retomada na difusão de conhecimentos da Universidade e da comunidade acadêmica para toda Região Sul, agora ainda mais fortalecida e qualificada com os novos equipamentos. “Esse processo possibilita também a produção de conteúdo jornalístico, com o enfoque plural, diverso e socialmente referenciado, características da comunicação pública produzida pela FURG”, destacou a gestora.

Ainda segundo Alana, a Secom vem desenvolvendo o projeto de atualização do perfil da rádio, bem como de todos os seus equipamentos, como um dos enfoques principais de atuação desde o início da gestão, atendendo à uma demanda histórica da comunidade universitária.

 

Galeria

Após cinco anos focando em plataformas digitais, emissora volta sua atenção para o sinal FM

Acervo Secom