Na tarde desta última quarta-feira, 29, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer cumpriu agenda na FURG para debater os desafios da educação superior no Brasil, questões orçamentárias e, por fim, reforçar o compromisso do seu mandato com a Universidade. Na oportunidade, o político esteve reunido com a reitora Suzane Gonçalves e o diretor da Estação de Apoio Antártico (Esantar), Mozart Tavares; em seguida, em outra reunião, Alexandre também conversou com a secretária de Comunicação, Alana Pedruzzi, e o secretário de Gestão Ambiental, Felipe Kessler.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Durante o primeiro compromisso do dia, na sala da reitora, Suzane apresentou as demandas atuais da FURG, bem como desafios e prioridades institucionais que podem ser apoiadas pelo deputado e sua equipe. Segundo Alexandre, a oportunidade foi importante para escutar as necessidades da Universidade. Entre os temas cobertos estavam questões orçamentárias como a aprovação pendente da Lei Orçamentária 2025; expansão acadêmica; apoio à infraestrutura multicampi, além de recursos materiais e financeiros para o suporte a saídas de campo.
Para Suzane, a reunião foi muito proveitosa, uma vez que oportunizou tratar de prioridades da instituição, além de reforçar a interlocução das pautas da Universidade junto com os ministérios em Brasília, na busca de recursos e projetos que a gestão tem intenção de desenvolver ao longo dos quatro anos de mandato. “Nós conversamos muito sobre as emendas parlamentares e a importância da gestão da Universidade articular junto com as unidades e os pesquisadores, de forma que a gente tenha uma ação mais coordenada, buscando que esses recursos contribuam também na melhoria do funcionamento da FURG, que hoje é o nosso grande desafio em termos de manutenção e de melhoria de infraestrutura de ensino”, detalhou a reitora.
Por fim, a gestora colocou a Universidade também à disposição para auxiliar e contribuir com o avanço da sociedade em todas as frentes que é capaz, reforçando seu compromisso social pelo avanço da ciência que transforma vidas não apenas dentro dos muros da instituição, mas produzindo conhecimento e profissionais preparados para solucionar as demandas reais do país.
Secom
No prédio da Secretaria de Comunicação, Alexandre ouviu a apresentação da infraestrutura operacional da Secom, bem como alguns assuntos sobre a atualização da programação da rádio universitária e a expansão do serviço, comprometendo-se em cooperar para a reinserção da FURG no imaginário da comunidade como uma referência em informação e comunicação social.
Em parceria com a Siga, também foram debatidos assuntos climáticos e o movimento que a instituição está fazendo para se tornar, cada vez mais, uma grande referência na área socioambiental, unindo a qualificação dos seus pesquisadores, centros de pesquisa, laboratórios, programas de pós-graduação e capacidade instalada com a expertise acumulada no enfrentamento aos eventos extremos vividos no ano passado.