MPU

Congresso de Iniciação Científica faz parte da 20ª MPU

Inscrições para ouvinte estão abertas até o dia 26 de novembro

A 20ª Mostra da Produção Universitária (MPU) que acontece de 24 a 26 de novembro, se caracteriza como o principal evento da FURG, pois engloba todos os segmentos da universidade e a comunidade externa. A Mostra contempla diferentes eventos, como o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult), a Feira de Inovação Tecnológica (Fitec) e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

Notícias Relacionadas
Conheça um pouco mais sobre a proposta do 30º Congresso de Iniciação Científica, evento que deu origem a MPU.

30º CIC

O Congresso de Iniciação Científica (CIC) é um espaço para divulgar, promover e acompanhar os primeiros passos dos estudantes na carreira científica e tecnológica, seus desafios e empolgação com o mundo científico. O evento é destinado a estudantes de graduação da FURG e de outras Instituições de Ensino Superior. Além de contar com os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que têm de apresentar os resultados de suas pesquisas. Nesta edição o CIC recebeu 657 inscritos no evento.

Renata Noble da Diretoria de Pesquisa (DIPESQ), explica que, “a proposta do evento é que os estudantes de graduação tenham um espaço para divulgar e apresentar seus trabalhos de iniciação científica e iniciação tecnológica”. O diretor da DIPESQ, Leandro Bugoni complementa, “é o evento destinado para apresentação de trabalhos da graduação sejam bolsistas ou não, em todas as áreas do conhecimento. O CIC é o maior evento da MPU pois envolve o maior número de inscritos. A proposta é discutir as ideias, os trabalhos iniciais dos estudantes, alguns mais experientes participando pelo segundo ou terceiro ano do congresso. E compartilhar essas experiências e trajetórias dos jovens cientistas nos seus primeiros passos da vida científica”.

Renata lembra ainda que, “A MPU se originou do CIC, pois o CNPq disponibilizava e ainda disponibiliza, através dos editais, bolsas de Iniciação Científica e como contrapartida as instituições deveriam fazer um evento para os bolsistas apresentarem seus trabalhos. Assim, surgiu o Congresso de Iniciação Científica, que depois com a junção com outros eventos deu origem a MPU como conhecemos hoje. E é por isso que o CIC é o evento na MPU que tem a numeração mais alta, por ser o mais antigo”.

As inscrições para participar como ouvinte da 20ª MPU estão abertas, através deste link, até o dia 26 de novembro.