MELHORIA CONTÍNUA

Comissão Técnica conclui avaliação da frota terrestre e entrega relatório à reitoria

Documento foi apresentado à gestão na última quarta-feira, 26

Foto: Julia Sassi/Secom

Atendendo à Portaria nº 1.385 da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), a Escola de Engenharia (EE) desenvolveu um amplo trabalho de avaliação dos bens móveis da Universidade, com foco na frota terrestre. O resultado desse esforço coletivo foi apresentado à reitoria da FURG nesta última quarta-feira, 26 de novembro. A iniciativa foi conduzida por uma comissão formada por oito servidores, que abordaram a situação por meio de três eixos: vistoria de veículos, elaboração de um plano de manutenção preventiva e definição de critérios para desfazimento ou adequação de automóveis.

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De acordo com o assessor de Projetos Estratégicos da reitoria, Rafael Paes, com o início das atividades da nova gestão, foi diagnosticado um quadro crítico em relação às condições das viaturas e, portanto, foi necessária uma intervenção urgente para reestruturar o setor, considerando dimensões como segurança, melhoria da disponibilidade dos veículos e também o controle dos gastos em manutenções e combustível.

“Essa comissão parte de um esforço mais amplo, que foi desenvolvido pela Proinfra, em particular na divisão de transporte, por meio da Prefeitura Universitária, para reestruturar o setor e contou com diversas ações, como melhoria do quadro de pessoas, a implementação de controles, relatórios gerenciais e o desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão, tanto nos processos de abastecimento, quanto nos processos de manutenção, nos processos logísticos e também na oficina”, destacou Paes.

Como resultado desse trabalho, a comissão elencou três eixos de prioridade. No primeiro foram avaliados 87 veículos da Universidade, realizando levantamento fotográfico, diagnóstico de subsistemas automotivos e registro de todas as não conformidades. De acordo com o professor da EE e integrante da comissão técnica, Gustavo Dias, cada veículo teve seu histórico de manutenção analisado, incluindo custos de material e mão de obra referentes ao período de 2022 a 2025. “Com base nas irregularidades encontradas, alguns veículos foram retirados de circulação por oferecerem riscos à segurança”, explicou o docente.

O segundo eixo contou com a participação de duas estudantes da Engenharia Mecânica Empresarial, que desenvolveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) a partir da demanda. As alunas elaboraram um plano de manutenção preventiva e propuseram um novo método de gestão e fluxo de processos para o setor de viaturas, incluindo um sistema próprio, programado e desenvolvido para otimizar o acompanhamento, a identificação de problemas e o controle das ações de manutenção.

No terceiro eixo, a partir dos dados levantados anteriormente, a comissão propôs a categorização dos veículos em quatro grupos. O primeiro reúne veículos considerados ociosos, com média de apenas 70 km rodados por mês nos últimos três anos, tidos como automóveis em boas condições, mas subutilizados. Outro grupo inclui 28 veículos recomendados para leilão, por apresentarem custos de manutenção superiores a 50% do valor da tabela FIPE, desgaste avançado ou gastos acima de R$ 1,50 por quilômetro rodado.

“Os demais veículos foram divididos entre aqueles aptos a continuar rodando mediante manutenção corretiva e aqueles indicados exclusivamente para serviços internos no campus, atendendo demandas específicas da Proinfra e de outros setores de manutenção”, completou Dias.

De acordo com Paes, ao todo foram inspecionados mais de 150 casos. Uma das principais ações que serão tomadas em seguida será a disponibilização de alguns desses bens para leilão. “Outra ação muito importante, listada a partir do relatório final da comissão, é a adoção de novos procedimentos para gestão, com vista principalmente à reestruturação do setor a partir da definição de responsabilidade por esses veículos, que conta com o envolvimento de toda a comunidade universitária, mas em especial aqueles veículos que estão em posse de servidores em outras unidades; carros que são utilizados com maior frequência”, detalhou o assessor.

Ainda segundo Paes, a iniciativa é o começo de uma implementação de boas práticas, e precisa ser replicada em outras áreas, mas ainda é um projeto piloto na sua essência, e, portanto, precisa da participação e colaboração de toda comunidade. “Atualmente a FURG não teria condição de arcar com esses custos, caso não tivesse essa disponibilidade, então a gente fica muito contente em poder contar com um grupo de profissionais tão especializado e colaborativo nesse projeto. O trabalho da comissão foi um sucesso, estamos muito esperançosos de que será possível colocar a nossa frota em um outro patamar em termos de maturidade, de processos e de gestão”.

Compuseram a comissão representando a Prefeitura Universitária (PU): Aldair Luiz Vieira e Marcelo Gautério Fonseca; e, representando a EE: Cláudio Omar Andrade Kucharski, Juliano Picanço Duarte, Rafael Adriano Alves Camargo Gonçalves e Tales Luiz Popiolek Júnior; junto aos professores, também da EE, Gustavo da Cunha Dias e Letieri Rodrigues de Ávila.

 

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Documento foi apresentado à gestão na última quarta-feira, 26

Julia Sassi/Secom