MPU

Comissão do evento avalia de forma positiva a 20ª edição da Mostra

André Lemes destaca os legados deixados por essa edição para eventos futuros

Na última sexta-feira, 26, teve fim a 20ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU), e após três dias de intensas atividades, o coordenador da comissão organizadora e diretor de Extensão da FURG, André Lemes avalia de forma positiva o evento, que ocorreu pelo segundo ano consecutivo de forma remota devido à pandemia da Covid-19.

Notícias Relacionadas
A MPU se caracteriza como o principal evento da universidade pois engloba todos os segmentos da comunidade acadêmica e em geral. A Mostra é composta pelos eventos: Congresso de Iniciação Científica (CIC), Seminário de Extensão (EXT), Encontro de Pós-graduação (EPG), Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult), a Feira de Inovação Tecnológica (Fitec) e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

Lemes ressalta que uma avaliação pontual, de todos os segmentos do evento será realizada na próxima semana, porém, para ele enquanto coordenador da comissão uma avaliação geral do evento já foi possível fazer e a percepção é positiva. “Conseguimos cumprir os objetivos que propusemos ainda em março quando nossa comissão foi constituída e estou bastante feliz com os resultados e com todo o processo. É um trabalho de oito meses de preparação, que culmina com a realização de três dias intensos de atividades, desse que é o maior evento acadêmico da nossa universidade”.

Integração

O coordenador geral da MPU afirma que essa vigésima edição deixou um legado para os próximos eventos, como a adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA FURG) para a realização de eventos no modo híbrido. E que a dedicação de todos foi essencial para alcançar os objetivos propostos. “Em nome de toda a comissão organizadora quero agradecer a todos (as) que colaboraram com a MPU, nas mais diferentes frentes – desde a organização inicial, a preparação, a organização dos ambientes virtuais, a integração do sistema da MPU com o AVA FURG - foi um trabalho intenso das equipes da Diretoria de Extensão, do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) e da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), que deu um excelente resultado. A 20ª MPU deixa vários legados, primeiro o de apresentar publicamente o conhecimento acadêmico produzido pela universidade, e o de uma ferramenta tecnológica que utilizamos integrando o sistema da universidade com o sistema do AVA, essa integração fica para a realização de futuros eventos”.

“Igualmente quero agradecer os colegas que se dispuseram a estar como bancas mediadoras dos eventos ou bancas avaliadoras no caso do Congresso de Iniciação Científica (CIC), onde as bancas faziam processo de avaliação para os destaques das salas, por conta das peculiaridades da iniciação científica. Além disso, um agradecimento e reconhecimento aos monitores de sala, que foram colegas servidores que dedicaram seu tempo de trabalho para garantir que os ambientes virtuais estivessem seguros e acompanhados com rápidas respostas aos questionamentos que nos eram enviados”, reconheceu o coordenador do evento.

Homenageados

André mencionou também a emoção e simbolismo de ter nessa edição colegas homenageados pelas unidades acadêmicas, além da homenageada geral do evento, a professora Rita Patta Rache. “Nesse ano, na 20ª edição da MPU, que teve a extensão universitária como destaque, a importância que foi termos como homenageados - a professora Rita Rache como homenageada geral da MPU – e os colegas que receberam menções honrosas por serem extensionistas destaques em suas unidades. Tê-los junto conosco na solenidade de abertura foi extremamente importante e simbólico e demonstra a potência da extensão universitária e aquilo que ela representa no fazer acadêmico”.

O diretor de Extensão destacou ainda o debate ocorrido sobre a curricularização da extensão. ”A participação da professora Maria Santana na abertura falando sobre esse tema que é tão caro para todos nós e que é uma tarefa institucional que temos, que é a inserção curricular da extensão nos currículos dos cursos de graduação, uma tarefa que está em andamento e estamos trabalhando. E a fala da professora foi bastante importante e esclarecedora e que para além deste tema, ela trouxe a necessária integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação tecnológica e a cultura, enquanto fazeres acadêmicos no processo de formação dos estudantes. Foi um momento muito enriquecedor do nosso evento”.

Salas Virtuais

Nas salas de apresentação de trabalho, de acordo com o coordenador, foi possível observar uma excelente interação e também no segundo momento, de forma síncrona, onde ocorria o debate com os participantes. Nesses ambientes virtuais, foi constatada a potência dos trabalhos apresentados pelos professores, técnicos e estudantes. Isso ficou materializado na qualidade dos debates e das propostas apresentadas. “Trabalhos ricos que mostram a excelência do trabalho acadêmico produzido na FURG, o compromisso e responsabilidade social que a universidade tem em todas as suas frentes de atuação”, afirma Lemes.

Outra novidade desta edição e que teve resultado positivo foi a criação de uma secretaria virtual de atendimento, a qual rapidamente conseguiu resolver problemas e dúvidas de todos os participantes que a solicitaram e que posteriormente agradeceram pela disponibilidade de prestar informações mesmo que de forma virtual.

Oficinas, divulgação e Show

André Lemes considerou como positivas também as oficinas realizadas na Mostra. “Tivemos a realização de 16 oficinas, que foram feitas de forma muito brilhante, interativas, articuladas e com excelente participação dos inscritos. Outro ponto extremante importante foi a dinâmica que a Secretaria de Comunicação (Secom) como membro da comissão organizadora, adotou como estratégia de fazer um plano de comunicação que pensou a MPU desde o seu início de construção até o seu processo de elaboração. A informação rápida que circulou pelos canais institucionais da FURG, no site, Instagram, no Facebook, enfim, essa política de comunicação institucional que a FURG instituiu para a organização da 20ª MPU foi extremamente fundamental para que pudéssemos alcançar nossos objetivos. Em nome da comissão, nosso agradecimento muito especial a toda equipe da Secom pelo profissionalismo e competência e o modo como colaboraram para que pudéssemos ter êxito nessa MPU”.

“Encerramos a Mostra com o show maravilhoso do Kako Xavier e a Tamborada fechando assim com muito orgulho a realização dessa 20ª Mostra da Produção Universitária da FURG. Por fim, fica mais uma vez o agradecimento de toda a comissão organizadora a todos os participantes, principalmente os mais de 3 mil estudantes que estiveram nessa Mostra, que foram apresentadores de trabalhos, coautores e ouvintes. Nosso reconhecimento enquanto instituição pelo trabalho realizado ao longo da sua formação acadêmica e materializado nas apresentações de trabalhos da Mostra”.

André Lemes encerrou lembrando que a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) vai publicar os destaques do Congresso de Iniciação Científica, ao longo desta semana. Igualmente, a Comissão Organizadora segue trabalhando na elaboração dos certificados de todos que participaram como ouvintes, apresentadores, bancas e oficinas desta 20ª MPU.