O mês de abril começou mais cedo para o Coletivo Indígena da FURG. Um evento realizado no dia 29 de março celebrou a chegada dos novos estudantes que ingressaram na Universidade via Processo Seletivo Específico.
Alunos de escolas públicas e particulares recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Ao longo do dia, o grupo ainda comemorou os 15 anos da parceria entre a FURG e os povos indígenas, através das Políticas de Ações Afirmativas de ingresso e permanência dos acadêmicos no ensino superior. Também foram feitas homenagens em memória à estudante egressa Jaqueline Tedesco. Próximo ao Centro de Convivência, o grupo posou para fotos em frente ao mural artístico dedicado à bacharel em Direito, falecida no ano passado em Rio Grande.
"Estamos há mais de uma década colorindo a Universidade com nossos cocares, adereços, urucun e jenipapo, coletivizando o ensino superior, para que, de fato, este espaço seja território indígena", afirmou o Coletivo Indígena em nota publicada nas redes sociais. "Nada mais será falado sobre nós, sem nós!", encerra o texto, que pode ser lido aqui.
Ao longo desta semana, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) apresentou, na Casa do Estudante 3 e no Prédio das Artes, respectivamente, palestras sobre benefícios estudantis e saúde mental no ambiente universitário.
O Abril Indígena na FURG segue na próxima semana, com o 1º Seminário Apontamentos Para o Futuro da Educação Superior e a participação de Edinilson Franco, liderança do Coletivo de Estudantes Indígenas, em uma roda de conversa. O evento acontece nos dias 7 e 8, no Cidec-Sul.