O mês de abril começou mais cedo para o Coletivo Indígena da FURG. Um evento realizado no dia 29 de março celebrou a chegada dos novos estudantes que ingressaram na Universidade via Processo Seletivo Específico.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Ao longo do dia, o grupo ainda comemorou os 15 anos da parceria entre a FURG e os povos indígenas, através das Políticas de Ações Afirmativas de ingresso e permanência dos acadêmicos no ensino superior. Também foram feitas homenagens em memória à estudante egressa Jaqueline Tedesco. Próximo ao Centro de Convivência, o grupo posou para fotos em frente ao mural artístico dedicado à bacharel em Direito, falecida no ano passado em Rio Grande.
"Estamos há mais de uma década colorindo a Universidade com nossos cocares, adereços, urucun e jenipapo, coletivizando o ensino superior, para que, de fato, este espaço seja território indígena", afirmou o Coletivo Indígena em nota publicada nas redes sociais. "Nada mais será falado sobre nós, sem nós!", encerra o texto, que pode ser lido aqui.
Ao longo desta semana, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) apresentou, na Casa do Estudante 3 e no Prédio das Artes, respectivamente, palestras sobre benefícios estudantis e saúde mental no ambiente universitário.
O Abril Indígena na FURG segue na próxima semana, com o 1º Seminário Apontamentos Para o Futuro da Educação Superior e a participação de Edinilson Franco, liderança do Coletivo de Estudantes Indígenas, em uma roda de conversa. O evento acontece nos dias 7 e 8, no Cidec-Sul.