O Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (NAUC) tem o prazer de anunciar mais uma edição do ciclo de palestras Quintas Urbanas. Em 2024, o evento, que completa 19 anos desde sua primeira edição em 2005, trará algumas novidades: além de ser a 17ª edição, passará a se chamar “Quintas Urbanas e Culturais”, refletindo a mudança no nome do grupo de pesquisa e a ampliação de seu escopo de atuação no campo da Geografia.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O Grupo de Pesquisa Núcleo de Análises Urbanas (NAU) foi fundado na FURG, em 2002, por professores interessados em desenvolver estudos sobre a cidade e o urbano, sem qualquer monopólio temático. Em 2023, o grupo incorporou a Geografia Cultural às suas bases teóricas e metodológicas, passando a se denominar Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc)). Desde então, o grupo tem promovido diversas pesquisas, oferecendo múltiplos olhares sobre a cidade e o urbano, explorando seus aspectos históricos, geográficos, culturais, artísticos, políticos, econômicos, sociais, antropológicos, ecológicos e psicológicos.
Dando continuidade ao Projeto de Extensão Quintas Urbanas e Culturais, nesta edição serão realizadas quatro palestras, seguidas de espaço para debate. O evento receberá profissionais de diversas áreas ligadas aos estudos urbanos e culturais, que discutirão questões econômicas e industriais que impactam as cidades, além de temas relacionados à cultura material e imaterial do sul do Rio Grande do Sul.
As palestras ocorrerão todas as quintas-feiras de novembro, presencialmente, no auditório do Imef, nas datas de 7, 14, 21 e 28 de novembro. Nesta quinta-feira, 7, o Quintas Urbanas e Culturais recebe o Dr. Josuan Conceição, com a palestra “Território e redes do circuito de produção do arroz beneficiado no e a partir do Rio Grande do Sul”; no dia 14, a palestra “Caminhos Pomeranos: união entre cultura e turismo rural” será apresentada por Rodrigo Seefeldt; no dia 21, a Dra. Ana Paula D’Ávila trará o tema “Trabalho e território: o caso do polo naval do Rio Grande”. Encerrando o ciclo, no dia 28 de novembro, a Dra. Carmem Schiavon abordará o tema “Entre lembranças e esquecimentos: a banalização do conceito de patrimônio cultural imaterial em Rio Grande”.
Essa ação de extensão é uma iniciativa do Nauc/FURG, com apoio e parceria do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Centro Acadêmico de Geografia da FURG, vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG.
As inscrições estão disponíveis no portal Sinsc durante todo o evento e podem ser feitas através deste link. As vagas são limitadas. Para mais informações, acompanhe o Instagram do projeto aqui.