REFLEXÃO

Agenda Social da FURG do mês de maio destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Campanha acontece junto ao movimento nacional Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes

Com o início do novo mês, o projeto Agenda Social da FURG divulga as datas que serão celebradas pela universidade, servindo como uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e em geral.  A principal campanha deste mês faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, 18. A universidade aderiu à mobilização nacional em torno da data, que tem como slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. De acordo com a organização da Agenda Social, a frase que norteia as ações da instituição nesta temática é “Falar é preciso”, o que reitera o compromisso do projeto de quebrar silêncios e incentivar a denúncia em casos de abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Notícias Relacionadas

 Uma das ações a serem realizadas na universidade será o evento “Falar é preciso: trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 4, no Auditório da Secretaria de Educação à Distância (Sead) e tem início às 9h. A atividade tem como público prioritário, estudantes, técnicos e professores da universidade e orientadores educacionais das redes de ensino. As inscrições para o evento estão abertas no Sistema de Inscrições (Sinsc), neste link.

No dia 18, integrando a programação da 49ª Feira do Livro da FURG, acontecerá um EXPOVaral e realização de um semáforo com profissionais do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), marcando presença na Feira, alertando sobre esta problemática.  

Por fim, a Agenda Social prevê a realização de um encontro com secretários/as municipais de educação e assistência social dos municípios onde a universidade possui campi, ainda sem data definida.

Sobre o 18 de maio:

 A data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha faz referência ao assassinato de Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O crime hediondo completa 50 anos em 2023 e até hoje permanece impune.  No município de Rio Grande, há a Semana municipal de enfrentamento à violência, à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, implementada pela Lei Municipal 5753/2003.  

Este ano a campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, que tem como objetivo a mobilização, sensibilização, informação e convocação de toda a sociedade para a garantia da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como fortalecer a rede de proteção das crianças e os adolescentes, para poderem exercer o seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Mais informações podem ser acessadas neste link.

Para denunciar algum abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, a população pode utilizar o Disque 100, serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. O número funciona 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A ouvidoria realiza o cadastro e encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.   

Calendário completo do mês de maio:

01/05 - Dia do Trabalho

 13/05 - Dia Nacional de Denúncia contra o racismo

 17/05 - Dia Internacional contra a LGBTFOBIA

 18/05 - Dia Internacional dos Museus

 18/05 - Dia da Luta Antimanicomial

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Neste ano, o tema da Agenda Social é voltado aos Direitos Sociais e Humanos, e tem como slogan "Diversidade em todas as formas".