MARÇO LILÁS

Ação do Neabi amplifica força da liderança de mulheres negras e indígenas

Projeto Nossas Vozes é divulgado em formato de vídeos no YouTube; confira o primeiro episódio

Nossas Vozes - Ressonâncias de Mulheres Negras e Indígenas é a ação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Pedagógicos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dentro da programação do Março Lilás 2021 da FURG.

Notícias Relacionadas

Levando à tela depoimentos e trajetórias de mulheres negras, quilombolas e indígenas, o projeto dá amplitude a essas cinco vozes que se tornaram lideranças nos espaços que ocupam.

Quem inaugura a série é a presidenta do Quilombo Macanudos, Claudia Mara Amaral. Estudante de Psicologia e também integrante do PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos, ela fala abaixo sobre a importância da realização de exames preventivos.

Os próximos vídeos da playlist terão depoimentos de personalidades como a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Rio Grande (RS), Mauren Lisiane Amaral, que também cursa Física na universidade; Jaqueline Tedesco, estudante de Direito e uma das lideranças indígenas dentro da universidade; e a servidora municipal Patrícia Trindade, professora e mestre em Letras.

O projeto Nossas Vozes é mais uma das ações planejadas durante a pandemia pelo Neabi, grupo de pesquisa focado em promover as discussões sobre a comunidade indígena e negra no Rio Grande do Sul. Para a coordenadora do Núcleo de Estudos e professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), Cassiane Paixão, "são projetos que surgiram no momento de distanciamento social, e que têm mantido o grupo em contato entre si". Para ela, pensar hoje em Março Lilás "é pensar nos cuidados que temos umas com as outras, e também enxergar a si mesma, não só no mês de março. Este ano conseguimos, juntas, trabalhar uma série de discussões por meio desses depoimentos, como ser representante, ser presidente de associações, fazer parte enquanto servidora pública. São pautas para se pensar hoje e que nos colocam cada vez mais unidas".

Entre os demais planos em andamento pelo Neabi, está o projeto de extensão Cara Gente Branca, Eu Sou um Universitário. Desenvolvido em parceria com a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), consiste em incentivar os alunos negros e negras de escola pública a ingressar na universidade.

Outro projeto que saiu do papel em meio ao distanciamento social foi a criação do grupo de estudos Epistemologias Negras, coordenado pelo professor Kaciano Gadelha, da área de Sociologia. O objetivo é garantir um espaço para que a comunidade acadêmica e não-acadêmica possa debater, através da análise de textos e autores, novos processos de construção de conhecimento e intelectualidade.

A novidade mais recente do Neabi é o projeto Ergue a Voz, Preta!, que reúne em um blog materiais (contos, poesias, narrativas, ilustrações) enviados por mulheres, a fim de enfatizar o poder da palavra. "É um espaço que vai expressar muito uma proposta e uma fala de várias de nós", observa Cassiane. 

A primeira reunião aberta do Neabi na temporada deve ocorrer em abril. Mais informações sobre o grupo e suas atividades podem ser obtidas em seu perfil do Instagram.