PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

20ª MPU: Saiba como elaborar um resumo expandido

Submissão de trabalhos pode ser feita até 31 de agosto

Em novembro, a FURG realiza a 20ª edição da Mostra da Produção Universitária. De forma totalmente online, pelo segundo ano consecutivo, o evento incentiva o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura.

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A MPU é organizada em seis eventos, sendo eles Congresso de Iniciação Científica (CIC), Seminário de Extensão (EXT), Encontro de Pós-graduação (EPG), Seminário de Ensino (ENS), Simpósio de Cultura (SimCult) e Salão de Indissociabilidade (SI). Estudantes e pesquisadores da FURG e de outras instituições de ensino podem enviar trabalhos gratuitamente até 31 de agosto, por este link.

Produção dos resumos

Para a elaboração do resumo é necessário que os estudantes tenham um professor orientador para auxiliar na construção e desenvolvimento da pesquisa, bem como na escolha de qual evento da MPU será submetido o trabalho. Os resumos não podem ultrapassar o limite de três páginas.

O diretor de Pesquisa Leandro Bugoni, que integra a comissão da mostra, enfatiza a importância do uso do formato padrão disponibilizado para os apresentadores. “É necessário ler cuidadosamente e seguir as instruções de elaboração. Além do modelo, os estudantes podem usar os resumos das edições anteriores como exemplo”, reforça. Os documentos estão disponíveis aqui.

O resumo é dividido em cinco partes principais, sendo elas introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências. No modelo constam orientações que destacam as informações que devem ser apresentadas em cada tópico. Bugoni salienta que o público da MPU é bastante diverso e, sendo assim, o ideal é buscar uma linguagem mais acessível ou exemplos “que possam ajudar no entendimento do conteúdo”.

A introdução é a parte inicial do resumo que é destinada à apresentação da temática de pesquisa e deve conter quais são os objetivos, problemáticas e justificativas do estudo.  A metodologia, por sua vez, expõe quais foram os materiais e métodos que foram utilizados na construção do trabalho.

Na parte de resultados e discussão é necessário expor, da forma mais clara possível, os produtos que surgiram a partir da realização do trabalho. Nesta parte, podem ser colocadas imagens, tabelas, gráficos, fluxogramas, mapas, figuras, entre outros para exemplificar os dados coletados. “As imagens podem ser muito úteis para passar informação e podem substituir alguns textos, já que o tamanho do resumo é limitado”, destaca o diretor de Pesquisa.

As considerações finais devem ser apresentar reflexões, aspectos relevantes e recomendações realizadas até o momento de envio do trabalho para os eventos. E, por último, nas referências é preciso constar todos os autores e artigos utilizados na pesquisa.