RECEPTIVIDADE

10º Seminário da Acolhida Cidadã debate projetos desenvolvidos na recepção de novos estudantes

Evento aconteceu no auditório da Sead nesta segunda-feira, 25

Foto: Fernando Halal/Secom

Com o intuito de proporcionar um espaço de diálogos e aprendizagens acerca dos projetos já realizados no âmbito da Acolhida Cidadã na FURG, foi realizado nesta segunda-feira, 25, o 10º Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã da FURG. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e contou com a apresentação de cerca de 15 trabalhos, incluindo videodocumentários e um banner.

Notícias Relacionadas

A Acolhida Cidadã é promovida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantil (Prae), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento do Estudante (Dides), e, em 2019, completou seu décimo aniversário, assim como o próprio seminário, que comemora o mesmo tempo de existência. Com isso, Daniele Jardim, uma das organizadoras do projeto, faz a reflexão de que a Acolhida Cidadã foi responsável por uma grande mudança de paradigma na universidade. “Um dos maiores legados que o projeto vem construindo está na cultura das palavras. Por exemplo, o termo “bixo” está quase extinto, no lugar dele, os estudantes usam “calouros” ou “ingressantes”, por exemplo, já que eles perceberam que ninguém é bicho de ninguém, mas sim, que estão juntos construindo e contribuindo de forma igual para o contexto universitário”, afirma a servidora.

Sobre o seminário, Joice Pardo, coordenadora da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape), aponta que o seminário é um dos principais momentos de reflexão acerca do que foi trabalhado durante o ano durante a Acolhida Cidadão pois “é possível avaliar as ações desenvolvidas. Principalmente no sentido de incentivar os estudantes a divulgarem os seus projetos, já que o número de relatos que recebemos é muito inferior à quantidade de projetos que são postos em prática durante o ano”, completa Joice.

Sobre as atividades do seminário

Como mencionado anteriormente, o seminário consiste em um espaço de diálogos e aprendizagens de saberes acerca dos projetos já realizados, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano letivo. A iniciativa, que já está em sua décima edição, visa estimular, reconhecer e valorizar as propostas de acolhimento aos novos acadêmicos da FURG, as quais são incentivadas a substituir o caráter negativo por ações em prol da solidariedade, desenvolvendo relações afetuosas, respeitosas e de boa convivência dentro dos espaços sociais da instituição.

O “trote” foi proibido na FURG em 2004, e desde então, tem-se tomado diferentes atitudes para que o estigma da acolhida de novos estudantes fosse substituído por atividades com maior propósito, e que, de fato, pudessem dar as boas-vindas aos ingressantes nos mais diversos cursos da universidade. Tendo isso em mente, em 2010 foi instituída a Acolhida Cidadã, a qual tem o caráter de apoiar projetos promovidos pelos próprios estudantes, professores e técnicos da instituição voltados para acolher novos estudantes.

De acordo com a pedagoga Daniele Jardim, os projetos que são desenvolvidos junto à Acolhida Cidadã são muito completos, e isso é algo que possível notar com o auxílio do seminário. “Aqui foram apresentados trabalhos com propostas educativas, criativas, de solidariedade, lúdicas e voltadas para a área da saúde. E, por mais que eles tenham sido concebidos com base em diferentes propostas, eles se tornam completos no geral, uma vez que acabam pegando um pouco de cada área para chegar no resultado final que é comum a todas as iniciativas que são submetidas”, finalizou a pedagoga.

Um momento de avaliação

Completando dez anos de Acolhida Cidadã, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG, propôs-se a conhecer e analisar o impacto das ações do Programa Acolhida Cidadã/Solidária, desenvolvidas na Instituição. Os interessados em contribuir para a avaliação deverão acessar este link para registrar suas opiniões de 4 a 29 de novembro. As informações coletadas servirão como subsídios para qualificar as próximas Acolhidas Cidadãs e construir efetivamente um espaço de expressão na FURG, onde será demonstrada sua receptividade, criatividade e solidariedade. A ideia é que participem discentes, docentes e TAEs e está aberto para Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul.

 

Galeria

10ª edição do Seminário da Acolhida Cidadã debate projetos desenvolvidos em 2019 no âmbito do acolhimento de novos estudantes

Fernando Halal/Secom