HOMENAGEM

“Objetivo é ressaltar a importância do espaço dos extensionistas em nossas unidades para o fortalecimento da extensão universitária da FURG”

20ª Mostra da Produção Universitária destaca servidores extensionistas

Foto: Arquivo Pessoal

A 20ª Mostra da Produção Universitária traz uma novidade, além do homenageado escolhido pela administração superior junto com uma comissão específica, a edição deste ano, que é dedicada à área da extensão, destaca servidores extensionistas escolhidos pelas unidades acadêmicas. A escolha foi pautada pela produção universitária extensionista do (a) docente ou técnico (a), em que seja referência da unidade no quesito extensão. Confira ao final da entrevista o nome dos homenageados das treze unidades acadêmicas.

Notícias Relacionadas
A Secretaria de Comunicação (Secom) conversou com o diretor de Extensão, André Lemes sobre a iniciativa de homenagear servidores extensionistas, como se deram essas escolhas e qual a expectativa da organização da MPU diante da oportunidade de prestar essa homenagem no evento que se caracteriza como o principal da FURG, pois engloba todos os segmentos da universidade e a comunidade externa. Acompanhe a conversa a seguir.

Como surgiu a ideia de homenagear servidores indicados pelas unidades acadêmicas?

Essa ideia surgiu no Comitê de Extensão, em que temos representantes que estão na comissão organizadora geral da MPU e como neste ano o homenageado destaque é da área da extensão, no Comitê os colegas sugeriram que cada unidade acadêmica indicasse um servidor extensionista, seja docente ou técnico para receber uma homenagem na 20ª edição da MPU. Nós levamos a ideia para comissão geral do evento e ela foi aceita e aprovada.

Quais foram os critérios estabelecidos para as indicações?

Cada unidade acadêmica teve autonomia para arrolar os critérios que considerava importante nesse processo. Nós demos apenas algumas orientações para que esses colegas tivessem produções reconhecidas na área da extensão universitária e que fosse uma referência naquela unidade e para seus pares – estudantes e professores, na produção em extensão. Assim, a escolha ficou a cargo das unidades através de consulta aos seus conselhos de unidade ou órgãos colegiados.

Os indicados terão algum protagonismo durante a 20ª MPU?

Através de matéria realizada pela Secom, os homenageados terão suas produções acadêmicas em extensão universitária divulgadas e durante a cerimônia de abertura eles serão destacados pelo reitor e pelo cerimonial como sendo os extensionistas destaques das suas unidades acadêmicas.

Qual é a expectativa da organização da Mostra em poder realizar essa homenagem?

É de fato cumprir a ideia inicial que foi lançada no Comitê de Extensão de destacar a importância do espaço dos extensionistas nas nossas unidades para o fortalecimento da extensão universitária da FURG. Esse é o nosso grande objetivo, para além de termos um homenageado escolhido pela administração superior e por uma comissão específica, esses são destacados pelas próprias unidades acadêmicas, ou seja, foram escolhidos pelos seus próprios pares, e isso reforça a importância desses colegas para as unidades e para a instituição como um todo. Serve para ampliar esse espaço da extensão universitária como fazer acadêmico, que compõe não só a missão institucional da FURG, mas também que contribui sobremaneira no processo de formação dos nossos estudantes.

HOMENAGEADOS

Escola de Engenharia - Cláudio Renato Rodrigues Dias 
Instituto de Oceanografia - Maria da Graça Zepka Baumgarten
Instituto de Ciências Biológicas - Carla Amorim Neves Gonçalves
Instituto de Matemática, Física e Estatística - Marília Nunes Dall'Asta
Faculdade de Medicina - Aída Luz Bortheiry Meirelles
Instituto de Educação - Vânia Alves Martins Chaigar
Instituto de Ciências Humanas e da Informação - Denise Maria Maciel Leão
Instituto de Letras e Artes - Mairim Linck Piva
Centro de Ciências Computacionais - Glauber Acunha Goncalves
Escola de Enfermagem - César Francisco Silva da Costa
Escola de Química e Alimentos - Jorge Alberto Vieira Costa
Faculdade de Direito - Wagner Silveira Feloniuk
Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Tiaraju Alves Freitas