Câmara Municipal

Sessão Especial celebra 50 anos da Universidade Federal do Rio Grande

Além da FURG, foram homenageadas instituições importantes para a consolidação da universidade

Foto: Foto: Lara Nasi/Secom

Na noite de ontem, 19 de agosto, às vésperas da data que marca o aniversário da FURG, uma Sessão Especial na Câmara Municipal do Rio Grande reuniu gestores da universidade e representantes das instituições que tiveram papel decisivo para sua formação. Proposta pela vereadora Denise Marques, a sessão celebrou o cinquentenário da FURG e homenageou a trajetória do ensino superior público e gratuito no município e na região.

Notícias Relacionadas

Cleuza Maria Sobral Dias, reitora da FURG, disse que o momento é de celebração. “Me sinto privilegiada de estar reitora em um momento tão memorável para a FURG”. A reitora falou também sobre a responsabilidade de honrar as pessoas que fizeram a universidade crescer: “nossa universidade nasceu do esforço da coletividade, dos anseios da comunidade, dos sonhos de muitas pessoas”.

Para a reitora, a ocasião demanda, além de comemorações, a defesa da universidade. “A FURG sempre esteve aqui e é por isso que nessa data decidimos celebrar o slogan ‘Um passado de memórias, um futuro de histórias’, para recuperarmos toda a luta para que Rio Grande pudesse usufruir dos benefícios de uma universidade pública”. No final de sua fala, enfatizou: “Queremos continuar sendo uma universidade pública, gratuita, de qualidade, laica, inclusiva e socialmente referenciada. Seguiremos defendendo este modelo de universidade que é exitoso. Vida longa à nossa FURG”.

A presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Andréa Westphal, Tia Déia, falou do momento significativo da homenagem: “É uma honra estar presidindo neste momento, e é uma honra também, sendo a primeira mulher presidente da casa, ter ao meu lado a primeira reitora da universidade”. A presidente comentou também da importância que a universidade representa na história de muitas vidas.

A proponente da Sessão Especial, vereadora Denise Marques, resgatou a história da FURG e abordou a importância de homenagear as pessoas que deram início à universidade e as que a constroem diariamente. Segundo a vereadora, a homenagem teve o objetivo de mostrar o fortalecimento e a luta pela manutenção da FURG. “A universidade foi se construindo como parte nossa sociedade pelo papel social que representa. A comunidade universitária tem um papel que se funde com a cidade mais antiga do Estado, porque a FURG é de toda a comunidade rio-grandina, e temos que ter um compromisso com essa educação”, falou.

O vereador André Lemes, que também atua como servidor na universidade, convidado a usar a palavra, relembrou a importância da FURG em sua vida e sua trajetória, tanto educacional como política. “Eu agradeço por ter deixado a FURG passar na minha vida, porque foi a partir dela que eu compreendi qual era o meu papel na sociedade”, disse. O vereador também defendeu o caráter público da universidade e a manutenção da FURG. “Nos 50 anos da nossa universidade nós vamos comemorar, mas também vamos denunciar o que está acontecendo. Eu quero que a universidade siga sendo pública, gratuita, e que continue sendo respeitada”.

A sessão especial contou com um momento cultural com apresentação do Coral da FURG e encerrou com a apresentação de um vídeo institucional sobre a universidade.

Compuseram a mesa a presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Andréa Westphal, o prefeito municipal e a primeira dama, Alexandre e Eunice Lindenmeyer, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo, o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Flávio Brasil, e o comandante do 6º GAC, coronel Rafael Barros.

Na extensão de mesa, estavam presentes os vereadores Denise Marques, André Lemes, Luciano Gonçalves, Júlio César, Rovam Castro, Edson Lopes e Laurinha, o ex-reitor João Carlos Cousin, a representante do ex-reitor Jomar Laurino, Débora Laurino, o ex-vice-reitor João Marinonio Lages, o presidente da Aprofurg, Cristiano Engelke, a coordenadora geral da Aptafurg, Maria de Lourdes Lose, o diretor do IFRS - Campus Rio Grande, Alexandre Machado, o vice-prefeito Paulo Renato Gomes e o bispo emérito da Diocese do Rio Grande, Dom José Mário Stroeher.

Estiveram presentes também os pró-reitores da FURG, representantes de unidades acadêmicas e administrativas, direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a direção do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), secretários municipais, professores e estudantes, representantes de entidades de classe e sindicatos.

Honrarias

Na ocasião, a FURG e instituições fundamentais para a sua consolidação receberam homenagens da Câmara Municipal do Rio Grande.

A Universidade Federal do Rio Grande recebeu o reconhecimento pelos 50 anos de relevantes serviços prestados à educação e pesquisa nacional e ao desenvolvimento do país no município do Rio Grande.

A reitora Cleuza Dias recebeu a homenagem por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na FURG, por sua dedicação e relevantes trabalhos prestados na construção da história dos 50 anos da universidade.

Receberam o reconhecimento por seu apoio e participação ativa na história dos 50 anos da FURG a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Marinha do Brasil, a Arquidiocese de Pelotas.

As associações dos Professores da FURG (Aprofurg) e dos Técnicos Administrativos em Educação (Aptafurg) receberam a homenagem pelo apoio dos docentes e técnicos que fizeram e fazem parte da história do cinquentenário da universidade. O Diretório Central dos Estudantes da FURG (DCE) também recebeu o reconhecimento.

 

Galeria

A foto é um recorte da mesa da Câmara Municipal. Aparecem três pessoas: a presidente da câmara,Tia Deia, à esquerda, ao centro, a reitora da FURG, e à direita, o vice-reitor.

Conduzida pela presidente da Câmara, Andréa Westphal, Tia Deia, a sessão celebrou o cinquentenário da FURG

Foto: Lara Nasi/Secom