FURG 50 ANOS

FIC em São Lourenço do Sul aconteceu durante a 38ª Feira do Livro

E universidade foi homenageada na Câmara de Vereadores pelo seu cinquentenário

Foto: Fernanda Cadaval

O município de São Lourenço do Sul viveu durante quatro dias o clima artístico-cultural proporcionado pela 38ª edição da Feira do Livro, evento promovido pela Prefeitura Municipal com apoio da FURG. E para comemorar seu cinquentenário e os nove anos do Campus de São Lourenço do Sul, a universidade realizou o Festival da Integração e Cultura (FIC) durante o evento literário em parceira com a Prefeitura Municipal.

Notícias Relacionadas

Durante a programação do FIC, aconteceram diversos eventos culturais, somados à apresentação de projetos e ações que promoveram a integração da FURG com a comunidade lourenciana. Com o tema “São Lourenço: da Costa Doce à fronteira das páginas de um livro”, a Feira teve como patrono o escritor Jefferson Dieckmann, que na abertura do evento mencionou da honra de ser homenageado e ressaltou a importância da Feira, da literatura e da educação para o crescimento das crianças. O patrono fez ainda uma bonita homenagem àprofessora Iolane Roveré Montezuma, afirmando que seu apoio foi fundamental para ele se tornar escritor.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvia Machado, falou da educação como prioridade para administração municipal e destacou a importância da Feira neste contexto. O diretor do Campus de São Lourenço do Sul, Eduardo Volgemann, ressaltou a parceria da FURG com a Prefeitura Municipal e com a coordenadoria de Cultura para a realização do FIC durante a Feira. Além disso, Volgemann e a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias mencionaram o importante trabalho em conjunto desenvolvido entre o Campus e o poder executivo municipal para a expansão das ações da FURG no município.

A reitora destacou ainda a articulação política feita pelos prefeitos anteriores e também pelo atual, Rudinei Härter, e pela comunidade, que enxergaram a relevância da chegada da FURG no município em 2010, viabilizando a doação da área para a construção do Campus e do envolvimento para criação de novos cursos. Cleuza Dias aproveitou a oportunidade e anunciou a oferta do curso de Letras em 2020.

O prefeito abriu o evento dizendo que “a Feira sempre é um momento especial, a busca pelo conhecimento, a presença de escritores e seus livros e as crianças que aprendem e são estimulados”. O chefe do executivo mencionou também o trabalho conjunto com a FURG e parabenizou a universidade pelos seus 50 anos e pelos nove anos em São Lourenço do Sul. “Sempre acreditei que quando há união das pessoas as coisas acontecem. Por isso, tenho a confiança na sequência daquilo que começamos”, disse Härter fazendo referência à construção da nova sede do Campus.

Homenagem

No final da tarde a reitora Cleuza Dias, acompanhada pelo vice-reitor Danilo Giroldo, pelos pró-reitores de Extensão e Cultura, Daniel Prado; de Assistência Estudantil, Daiane Gautério;de Planejamento e Administração, Mozart Martins Filho e pelo diretor do Campus Eduardo Volgemann, se dirigiu até a Câmara de Vereadores para receber homenagem pelos 50 anos da FURG. A sessão especial foi proposta pelos vereadores Rodrigo Seefeldt e Ronei Schmalfuss. A reitora recebeu dos parlamentares uma placa alusiva ao aniversário da instituição.

O diretor do Campus agradeceu à Câmara de Vereadores pela homenagem prestada e disse que ”essa homenagem é um reconhecimento por algo bom que estamos prestando à sociedade. É muito importante para nós, principalmente neste momento em que a universidade vem sendo atacada, em que muitas vezes as pessoas não reconhecem o que significa ter uma universidade, esse reconhecimento renova nossas esperanças e nos mostra que estamos no caminho certo”, apontou Volgemann.

Eduardo mencionou ainda a importância da FURG para a economia do município, “a importância da universidade se dá naquilo que produz enquanto ciência e conhecimento, mas além de tudo isso, ela traz progresso e desenvolvimento. Para nós que vivemos o dia a dia do Campus é gratificante vermos pessoas que voltaram a estudar, pois viram as oportunidades que proporcionam um curso superior. Temos um quadro de professores engajados e vários projetos de extensão, a partir dos quais nossos alunos trabalham diretamente com a comunidade e essa integração é o nosso grande diferencial”, afirmou o diretor do Campus.

A reitora Cleuza Dias iniciou sua fala mencionando a alegria de estar em São Lourenço do Sul, de poder participar da abertura da 38ª Feira do Livro e relembrou a história recente da FURG no município. “É um momento de muita alegria, a FURG completando 50 anos e o Campus nove anos. Sinto-me muito apropriada para falar um pouco desta história, porque eu estive aqui em 2005. Nós viemos com toda nossa equipe junto com o executivo e o legislativo e fizemos uma boa discussão sobre as demandas do município e as potencialidades da universidade. Em 2007, a FURG já estava presente com o primeiro curso de graduação de educação a distância, até que em 2010, nós criamos o nosso Campus, com o apoio da Prefeitura com a cedência do espaço. Esse Campus é Universidade Federal do Rio Grande e é importante que a comunidade de São Lourenço do Sul tenha esse sentimento, de que a cidade tem uma universidade federal”, relatou a reitora.

A gestora da FURG lembrou ainda que com o programa de expansão e de interiorização das universidades federais e com os investimentos feitos à época pelo governo federal foi possível criar o campus e os cursos e também contratar professores e técnicos-administrativos em educação, que passaram por concurso público e que hoje atuam efetivamente na universidade, proporcionando qualificação para o Campus e desenvolvimento para o município.

“O trabalho feito em conjunto com a universidade e a prefeitura ao longo desses anos, já criou frutos sólidos e, assim, tenho a certeza que o fortalecimento desse Campus e desse município não será desqualificado por governos que possam vir a deixar de investir naquilo que é fundamental, que é a educação para o desenvolvimento da cidade, da região e da nação.” A reitora lembrou que a construção da nova sede do Campus vem recebendo verbas através de emendas parlamentares dos deputados Henrique Fontana, Maria do Rosário, Zé Nunes e Dionilso Marcon, que enxergam no município e no desenvolvimento do Campus a sua importância.

“É importante que a comunidade lourenciana entenda a importância de uma universidade pública federal no seu município. Não podemos naturalizar a presença da universidade, é preciso que a sociedade apoie o ensino público, federal e gratuito e que possa essa casa legislativa nos ajudar a chegar ao Congresso e ao governo federal, mostrando que nenhum município ou região se desenvolve sem ter a educação como ação prioritária. A FURG está aqui porque essa comunidade assim quis, e a universidade se sente muito abraçada por essa comunidade. Vida longa a FURG e ao Campus de São Lourenço do Sul”, disse a reitora ao finalizar seu discurso.

 

 

Galeria

FURG recebe homenagem na Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul

Fernanda Cadaval